Questão resolvida envolvendo plantas albinas e animais albinos, da Unesp

(Unesp) Melanina é um tipo de pigmento protéico produzido pelos melanócitos, células da camada basal da epiderme. Clorofila é a designação de um grupo de pigmentos presentes nos cloroplastos das plantas, conferindo-lhes a cor verde. Mutações nos genes que participam das vias biossintéticas desses pigmentos podem comprometer sua produção, resultando em indivíduos albinos. Um animal albino pode crescer e se reproduzir; uma planta albina, contudo, não pode sobreviver. Explique por que um animal albino é viável, enquanto uma planta albina não.

RESOLUÇÃO:
As plantas são seres autotróficos e, para sintetizarem os compostos orgânicos de que necessitam, precisam da clorofila para a captação da energia luminosa essencial ao processo fotossintético. Sem clorofila, não há fotossíntese; por isso, a planta albina morre.
Os animais são seres heterotróficos e obtêm matéria orgânica do meio para sobreviverem.

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida envolvendo seres autótrofos e heterótrofos, da Fatec

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *