(FCMMG/2020) Analise o trecho retirado da reportagem intitulada “Animais estão se adaptando às mudanças climáticas, mas não rápido o bastante”.
As mudanças climáticas estão superando as habilidades de pássaros e outras espécies de se adaptarem às alterações ambientais. É o que concluiu uma pesquisa feita por uma equipe internacional de cientistas e publicada na revista Nature Communications. No estudo, os pesquisadores analisaram mais de dez mil artigos científicos publicados.
(http://sciam.uol.com.br/animais-estao-se-adaptando-as-mudancas-climaticas-mas-naorapido-o-bastante/.
Acesso em 12/09/2019.)
Com base nessas informações e nos conhecimentos da teoria darwiniana, é CORRETO afirmar que essas mudanças climáticas não estão permitindo que as aves tenham tempo
A) de garantir que a atual população possa se modificar e permanecer no ambiente.
B) para gerar um número suficiente de descendentes com chance de adaptação.
C) para mudar a estrutura do corpo ou a fisiologia para que ocorra a adaptação.
D) de garantir que ocorra uma alteração específica para a adaptação climática.
RESOLUÇÃO:
A teoria darwiniana (darwinista) propõe que as modificações nas espécies ocorrem casualmente e que aqueles indivíduos com as características favoráveis ao meio são naturalmente selecionadas, como indicada na letra B (as mudanças climáticas podem ser tão rápidas que não permitem tempo suficiente para que as aves produzam descendentes que possam se adaptar às novas condições, um aspecto fundamental da teoria darwiniana que depende da variação e seleção ao longo de gerações).
A opção A e a opção C são classicamente lamarquistas (deixam a ideia de que o organismo se modifica para adaptar ao meio).
A opção D sugere uma garantia de mudança específica, o que não é como a evolução funciona. A evolução não é direcionada para garantir adaptações específicas, mas sim um processo de seleção natural baseado em variações aleatórias.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre teoria darwinista, do Enem
– Questão resolvida sobre teoria de Darwin, do Encceja 2019
– Questão resolvida sobre Darwin e Lamarck, da PUC-PR
Seja o primeiro a comentar