Questão resolvida: influenza A, da Unesp

Questão comentada sobre a gripe Influenza A, do vestibular 2010.2 da Unesp.

(UNESP/2010.2)  Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1).

Na tirinha, o personagem afirma que os vírus podem ser de DNA ou RNA e que estes não têm vida própria fora das células. Esta última afirmação se justifica, pois os vírus de

A) DNA não apresentam genes para RNA mensageiro, ribossômico ou transportador, utilizando-se de todos esses componentes da célula hospedeira.
B) DNA apresentam todos os genes que necessitam para sua replicação, utilizando-se apenas da energia e nutrientes da célula hospedeira.
C) DNA apresentam apenas os genes para RNA mensageiro, e para sua replicação utilizam-se dos demais elementos presentes na célula hospedeira.
D) RNA não apresentam nenhum gene, e por isso são incapazes de replicar seu material genético, mesmo quando em uma célula hospedeira, utilizando-se desta apenas para obtenção de energia.
E) RNA são os únicos que apresentam seus próprios ribossomos, nos quais ocorre sua síntese proteica. Utilizam-se da célula hospedeira apenas como fonte de nutrientes.

Resolução:
Os vírus são organismos colocados como “o limiar da vida”, visto que apresentam características de matéria bruta e características de seres vivos.
Os vírus são constituídos por uma capa de natureza proteica e por um miolo de material genético, e não possuem nenhuma organela.
No caso dos vírus de DNA, quando na célula, o DNA viral serve de molde à síntese de um RNA mensageiro, que contém as informações necessárias à síntese de proteínas virais. Tal síntese, contudo, só ocorre com a utilização de componentes da célula hospedeira como, ribossomos, enzimas e aminoácidos.
Resposta: C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *