Questão resolvida sobre citoesqueleto, da UFPel

(UFPel) O citoesqueleto é formado por um conjunto de filamentos (actina, filamentos intermediários e microtúbulos) presentes no citoplasma das células. Ele é responsável por várias funções celulares e por isso é uma estrutura altamente dinâmica que se modifica conforme a necessidade das células.
De acordo com o texto e seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que:
A) O fuso mitótico é constituído por citoesqueleto e, durante a mitose, ele se liga aos centrômeros dos cromossomos metafásicos.
B) O citoesqueleto participa da contração e distensão das células musculares, da ciclose e do movimento ameboide das células.
C) O citoesqueleto está envolvido na determinação da forma da célula e sua sustentação, assim como na organização interna das organelas.
D) O citoesqueleto está presente nos cílios e flagelos, ambos com função de movimento, porém os cílios são mais curtos e geralmente ocorrem em maior número por célula.
E) Os centríolos não apresentam na sua constituição o citoesqueleto, apesar de estarem envolvidos no movimento dos cromossomos durante a divisão celular.

RESOLUÇÃO:
Os centríolos são estruturas formadas por 27 microtúbulos, organizados em 9 grupos de  3 microtúbulos cada; portanto, possuem integrantes do citoesqueleto em sua composição.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questões resolvidas sobre citoesqueleto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.