Questão resolvida sobre toxoplasmose, da UFC

(UFC) Leia o texto a seguir:
“A TOXOPLASMOSE é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e é particularmente perigosa para crianças na fase fetal. O parasita é capaz de invadir, naturalmente, qualquer organismo animal homeotermo, no qual se multiplica em ciclo assexuado. Além deste, existe o ciclo gametogônico, que ocorre em felinos e processa-se nas células do intestino, sendo o parasita eliminado juntamente com as fezes do animal. É um parasita estrito do interior celular que, após várias divisões, invade novas células, inclusive aquelas de defesa, que são móveis e levam o parasita em seu interior para os gânglios linfáticos, com consequente disseminação em todo o organismo do hospedeiro. Com a introdução do protozoário, têm início os fenômenos imunológicos, que se traduzem primeiro pelo aparecimento de anticorpos circulantes do tipo IgM (imunoglobulinas do tipo M), constituindo a chamada imunidade imediata. Posteriormente, com a cura da doença, tais anticorpos são substituídos por anticorpos denominados de IgG. O tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, entre os quais alguns corticóides.
(Texto adaptado de http:// www.saudeanimal.com.br/artig162.htm)

Tomando como base o texto que você acabou de ler, analise as seguintes afirmativas.
I. O protozoário apresenta pouca especificidade de hospedeiros e a possibilidade de localizar-se em vários órgãos dos mesmos.
II. No exame pré-natal, a ausência de imunoglobulinas do tipo M (IgM) e a presença de IgG indicam que a mãe está imunizada e que o feto não corre risco de contrair a doença.
III. O parasita multiplica-se tanto no soro sanguíneo como no lúmen intestinal do animal hospedeiro.
IV. A profilaxia da doença é feita através do uso de corticóides e da eliminação de roedores e insetos que possam estar contaminados.
V. A reprodução sexuada do protozoário que ocorre em felinos possibilita a contaminação através das fezes de gatos domésticos infectados.
Indique a alternativa que contém todas as alternativas verdadeiras.
A) II, III e V
B) II e III
C) I, II e V
D) III e IV
E) I, III e IV

RESOLUÇÃO:
I. Verdadeira. O Toxoplasma gondii afeta uma grande diversidade de mamíferos e até de outros grupos de vertebrados.
II. Verdadeira.
III. Falsa. O Toxoplasma gondii reproduz somente no intestino de felídeos (hospedeiros definitivos), onde são formados os oocistos.
IV. Falsa. A profilaxia envolve cuidados com alimentos, água e até mesmo higiene das mãos.
V. Verdadeira.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre protozoários, da UEPG 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.