Questão resolvida sobre ciclo celular, da UFPE

(UFPE) O ciclo celular envolve a interfase e as divisões celulares, que podem ser mitose ou meiose. Durante as fases de divisões celulares, ocorrem vários eventos importantes que envolvem o material genético, as organelas e as estruturas celulares.

O ciclo celular mitótico garante a reposição celular, o crescimento dos organismos multicelulares e a reprodução assexuada, enquanto o ciclo celular meiótico é um processo importante para a reprodução sexuada.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

A) a interfase é um período do ciclo celular que apenas antecede a mitose ou a meiose; nela não ocorrem eventos importantes para a geração de novas células.
B) ocorre, tanto na anáfase mitótica quanto na anáfase I meiótica, a separação das cromátides irmãs, as quais são puxadas para os pólos opostos da célula.
C) são formadas duas células diploides no final da mitose masculina, enquanto que, no final da meiose, são formadas quatro células diploides, considerando a espécie humana.
D) todas as células animais e vegetais iniciam a citocinese (divisão do citoplasma) da mesma forma, pela invaginação da membrana plasmática (movimento centrípeto).
E) ocorre, na fase da telófase mitótica, a reorganização do envoltório nuclear e do nucléolo, que foram desorganizados no início do processo de divisão.
RESOLUÇÃO:
A) Falsa. Na intérfase ocorre, por exemplo, a duplicação do DNA (período S), condição básica para a divisão celular.
B) Falsa. Na anáfase I ocorre a separação dos cromossomos homólogos (não das cromátides). Dessa forma, na anáfase I tem-se a migração de cromossomos duplos para os polos da célula.
C) Falsa. Ao término da meiose formam-se 4 células haploides.
D) Falsa. Na célula vegetal  a citocinese é centrífuga (de fora para dentro).
E) Verdadeira.
Resp.: E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.