Questão resolvida sobre protozoários, da UEPG 2019

(UEPG/2019 – INVERNO)  Os protozoários são organismos unicelulares heterotróficos. Sua estrutura celular varia nos diferentes grupos e apresentam diferentes habitats. Assinale o que for correto sobre os protozoários.

01) Muitas amebas, graças à sua flexibilidade, projetam prolongamentos celulares (pseudópodes) para a captura de alimento, ingerindo-o por fagocitose. O alimento capturado fica envolvido por uma bolsa (o fagossomo), que recebe enzimas dos lisossomos. No interior deste vacúolo, ocorre a digestão intracelular.

02) A regulação da osmose (osmorregulação) é um dos problemas enfrentados pelos protozoários de água doce. Como seu citoplasma é hipertônico em relação ao meio externo, a água é absorvida em excesso, podendo causar a ruptura da célula. A osmorregulação nos protozoários é realizada por vacúolos contráteis que eliminam o excesso de água.

04) A maioria dos protozoários de vida livre realiza divisão binária. A célula cresce até determinado tamanho e divide-se ao meio, originando dois novos indivíduos.

08) A leishmaniose tegumentar (ou úlcera-de-bauru) é uma doença parasitária de pele e mucosas causada por protozoários do gênero Leishmania. Na pele, ocorre a formação de feridas ulcerosas, com bordas elevadas e fundo granuloso. A transmissão ocorre pela picada do mosquito do gênero Lutzomya infectado.

16) A malária é causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos popularmente chamados “barbeiros”. Os picos de febre alta, característicos da doença, coincidem com o rompimento das hemácias infestadas pelos protozoários.

RESOLUÇÃO:
Somente o item 16 está errado. A malária é causada por diversas espécies de protozoários pertencentes ao gênero Plasmodium (esporozoário) e a forma clássica de contaminação ocorre através da picada do mosquito prego, gênero Anopheles, contaminado.
Resp: 15  (01 + 02 + 04 = 08)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *