(Fatec/2024-2) A América Latina é apontada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) como celeiro do mundo. Contudo, a produção de alimentos vem sendo ameaçada pelas plantas daninhas de difícil controle (PDDC), que são resistentes à aplicação de herbicidas e de defensivos agrícolas, constituindo um dos principais problemas à agricultura mundial. As PDDC competem com as culturas agrícolas por nutrientes, água, luz e espaço, podendo também ser hospedeiras de pragas e doenças.
Uma das espécies infestantes mais nocivas à agricultura é o capim-amargoso (Digitaria insularis), que se desenvolve rapidamente por rizomas e sementes, com alta taxa de dispersão. Nesses casos, o controle biológico realizado com o uso de fungos fitopatógenos, microrganismos que causam doenças em plantas, tem se mostrado muito promissor, pois esses fungos promovem a inibição do crescimento
das plantas de capim-amargoso e diminuem, de forma significativa, a produção de suas sementes.
http://tinyurl.com/4rsy2rpd> Acesso em: 30.01.2024. Adaptado
É correto afirmar que o método de controle biológico, citado no texto,
A) colabora para o aumento da quantidade de resíduos tóxicos de defensivos agrícolas nos alimentos cultivados com as espécies infestantes.
B) permite o desenvolvimento e o aumento da taxa de dispersão das espécies infestantes nocivas à agricultura de soja, milho e trigo.
C) introduz genes de resistência aos herbicidas nas PDDC, responsáveis pelos principais problemas da agricultura mundial.
D) impede o controle e o combate das pragas nas plantações, facilitando a dispersão das sementes das espécies invasoras.
E) consiste no uso de organismos para reduzir ou erradicar, nas plantações, a infestação de espécies nocivas.
RESOLUÇÃO:
O controle biológico é uma técnica que utiliza organismos vivos, como fungos fitopatógenos, para controlar e combater espécies infestantes nocivas às culturas agrícolas. No texto, é mencionado que fungos fitopatógenos são utilizados para inibir o crescimento do capim-amargoso (Digitaria insularis), uma planta daninha de difícil controle. Esse método se mostra promissor por sua capacidade de reduzir significativamente a presença dessas plantas infestantes sem a necessidade de defensivos agrícolas ou herbicidas, diminuindo o impacto ambiental e evitando o aumento de resíduos tóxicos nos alimentos.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre controle biológico, da Vunesp
Seja o primeiro a comentar