Questão resolvida sobre malária, da UFRR 2024

De acordo com um texto publicado no site da Fiocruz sobre a Malária “Após um período de ações bemsucedidas de controle da malária no começo dos anos 2010, Roraima passou a registrar, com o passar do tempo, uma escalada nas notificações da doença. Associada, principalmente, ao avanço do garimpo ilegal, a doença passou a atingir majoritariamente os indígenas, sobretudo os yanomamis.”
Sobre a malária, é CORRETO afirmar que:

A) Os acessos febris característicos da doença ocorrem quando os hepatócitos são rompidos e liberam toxinas na corrente sanguínea.
B) Pessoas com malária apresentam ulcerações graves na pele, decorrentes da ação da Leishmania brasiliensis.
C) Pessoas com malária apresentam lesões no baço, fígado, rins, decorrentes da ação da Leishmania chagasi.
D) Os acessos febris característicos da doença ocorrem quando as hemácias são rompidas e liberam toxinas na corrente sanguínea.
E) Pessoas com malária apresentam hipertrofia de órgãos afetados, causado pela Trypanosoma cruzi.

RESOLUÇÃO:
Os ataques febris característicos da malária são decorrentes da liberação de toxinas (hemozoínas), quando ocorre ruptura das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) e liberação de merozoóítos na corrente sanguínea.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre malária, da Unifeso
Questão resolvida sobre malária, da Unicamp 2019
Questão resolvida sobre malária, do Enem

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *