(UFRR/2018) A membrana plasmática é composta por fosfolipídios organizados como uma camada dupla contínua e fluida, cujo interior é hidrofóbico e exterior hidrofílico. Nessa bicamada lipídica se inserem proteínas e outras moléculas que desempenham diversas funções na célula. Essa estrutura e a composição da membrana permitem que a célula mantenha um ambiente interno relativamente constante, uma vez que a difusão de moléculas através da membrana depende da afinidade dessas moléculas pelo interior hidrofóbico da bicamada.
Com relação à passagem de moléculas através da membrana plasmática é INCORRETO afirmar que:
A) A bicamada de fosfolipídios é relativamente impermeável à passagem da maioria das moléculas solúveis em água, devido ao seu interior hidrofóbico.
B) A membrana plasmática impede a entrada de moléculas nocivas no interior da célula, devido à sua permeabilidade seletiva.
C) A composição da membrana plasmática permite que a célula mantenha concentrações de solutos no seu interior (citosol) diferentes daquelas do fluido extracelular.
D) O transporte ativo de íons e moléculas com carga através da membrana é realizado por proteínas que transferem esses íons e moléculas de uma região menos concentrada para uma região de maior concentração.
E) Gases como O2, CO2 e N2 e moléculas lipossolúveis, como hormônios esteróides, difundem-se passivamente através da bicamada lipídica, sem gasto de energia.
RESOLUÇÃO:
A permeabilidade seletiva da membrana plasmática não impede totalmente a entrada de moléculas nocivas. A proteção contra essas substâncias envolve processos mais complexos, como mecanismos de reconhecimento e transporte específico, além de barreiras físicas e químicas adicionais.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre transporte pela membrana, da Famesc 2023
– Questão resolvida sobre estrutura da membrana plasmática, da Fameca
– Questão resolvida sobre transporte pela membrana, da UEA 2014
Seja o primeiro a comentar