(FATEC/2020) Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, possibilitando que outros seres vivos reaproveitem os elementos químicos da matéria decomposta. Além disso, alguns fungos, popularmente conhecidos como cogumelos, crescem perto de plantas. As hifas, filamentos microscópicos desses fungos, desenvolvem-se no solo, onde se enrolam e, às vezes, penetram nas raízes das árvores, formando as chamadas micorrizas.
Estudos recentes mostram que as plantas se beneficiam dessa associação, especialmente se o solo for pobre nos minerais de que elas necessitam, principalmente, porque esses fungos
A) aumentam a capacidade de as raízes absorverem os minerais do solo e se beneficiam pela obtenção de substâncias produzidas pelos vegetais.
B) atuam como decompositores e estabelecem com as plantas relações de parasitismo na troca de nutrientes.
C) realizam fotossíntese e liberam, para o meio ambiente, a matéria orgânica presente em suas hifas clorofiladas.
D) estabelecem um tipo específico de associação ecológica, o comensalismo, em que ambos os organismos se prejudicam com a interação.
E) liberam antibióticos, substâncias que matam as bactérias do solo e que impedem a absorção dos sais minerais pelas raízes das plantas.
RESOLUÇÃO:
As micorrizas aumentam a capacidade das raízes das plantas de absorverem água e minerais, como fósforo e nitrogênio, do solo. Em troca, os fungos recebem substâncias orgânicas, como açúcares, produzidas pelas plantas durante a fotossíntese.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre relações ecológicas, da UCB
– Resolução da questão sobre fungos e bactérias, da UCS
– Unitins 2017 – prova de biologia resolvida
Seja o primeiro a comentar