Questão resolvida sobre mosquito Aedes aegypti, da Unesc

(Unesc/2015) Uma nova doença chegou ao Brasil, febre chikungunya, originalmente da região africana chegou ao nosso país através da
fronteira do Caribe e Guiana Francesa com o estado do Amapá. O primeiro caso registrado foi no dia 16 de setembro de 2014, desde então os números não param de crescer em todo pais. Segundo o Ministério da Saúde 789 novos casos foram registrados nos estados do Amapá, Bahia e Minas Gerais. Esta doença é causada por vírus e a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo país.
Uma das medidas mais eficientes de combate à doença é a eliminação de águas paradas, onde podem proliferar as larvas dos mosquitos. O Aedes é um inseto que tem seu desenvolvimento biológico do tipo:

A) hemimetábolo, com um estágio intermediário denominado de ninfa.
B) ametábolo, com um estágio intermediário denominado de lagarta.
C) holometábolo, com um estágio intermediário denominado de pupa.
D) holometábolo, com um estágio intermediário assexuado que se desenvolve no organismo humano.
E) hemimetábolo, com um estágio intermediário sexuado que se desenvolve no organismo humano.

RESOLUÇÃO:
Os mosquitos (pernilongos) são insetos holometábolos, isto é, que apresentam metamorfose completa. Nestes animais ocorrem os seguintes estágios: ovo –> larva –> pupa –> imago (semelhante ao adulto).
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre insetos, da UFGD 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.