Questão resolvida sobre organelas celulares, da UECE 2024-2

(UECE/2024-2) Atente para as seguintes afirmações a respeito da estrutura e da função das organelas celulares:
I. A membrana plasmática é representada pelo modelo do mosaico fluido por ser constituída de diversos elementos como fosfolipídios, proteínas dentre outros, e fluido pois seus componentes são capazes de movimentar-se pela estrutura.
II. O retículo endoplasmático granuloso (ou rugoso) apresenta ribossomos aderidos à superfície de suas membranas e participa da síntese de
proteínas, enquanto o retículo endoplasmático não granuloso (ou liso) participa da síntese de lipídios.
III. O complexo golgiense modifica as proteínas sintetizadas pelo retículo granuloso, preparando o material em vesículas que podem ficar no próprio citoplasma ou serem secretadas pela célula.
IV. Os lisossomos são organelas ricas em enzimas capazes de realizar a digestão intracelular. Essas enzimas são produzidas no complexo golgiense; o empacotamento dessas enzimas e a formação dos lisossomos ocorre no retículo granuloso.
V. Os peroxissomos ocorrem em células de plantas, de fungos e de protistas e desdobram lipídios em açúcares, enquanto os glioxissomos degradam água oxigenada em hidrogênio e oxigênio.

Está correto o que se afirma em
A) I, II, III, IV e V.
B) I, III, IV e V apenas.
C) I, II e III apenas.
D) II, IV e V apenas.

RESOLUÇÃO:

I. Correto. O modelo do mosaico fluido descreve a membrana plasmática como uma bicamada de fosfolipídios com proteínas inseridas, onde os componentes possuem mobilidade. Esse modelo foi proposto por Singer e Nicolson.
II. Correto. O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos aderidos que participam da síntese de proteínas. Já o retículo liso não possui ribossomos e está envolvido na síntese de lipídios e no metabolismo de substâncias como drogas e toxinas.
III. Correto. O complexo golgiense atua no processamento, modificação e empacotamento de proteínas e lipídios em vesículas, desempenhando papel importante na secreção celular. Os lisossomos são exemplos de vesículas que permanecem no citoplasma.
IV. Incorreto. Embora os lisossomos contenham enzimas hidrolíticas que realizam digestão intracelular, essas enzimas são produzidas nos ribossomos do retículo rugoso e enviadas ao complexo golgiense, onde são processadas e empacotadas. A formação dos lisossomos ocorre no complexo golgiense, e não no retículo rugoso.
V. Incorreto. Os peroxissomos são organelas que contêm enzimas como a catalase, responsável por degradar água oxigenada (H₂O₂) em água e oxigênio. Os glioxissomos, por outro lado, participam da conversão de lipídios em açúcares, principalmente em sementes oleaginosas. A descrição está trocada entre as funções dessas organelas.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Resolução da questão sobre organelas celulares, do vestibular 2019 da UEPG

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*