(PUC-MG/2016) Os sistemas radiculares apresentam grande variação nas plantas do grupo das angiospermas, com funções
especiais de fixar a planta a um substrato e absorver água e sais minerais. Plantas de mangue, erva-depassarinho, orquídeas epífitas e cenoura apresentam raízes adaptadas a diferentes funções e ambientes.
Assinale a alternativa que NÃO se aplica a nenhum dos exemplos vegetais citados no texto.
A) raiz que se sustenta na planta e absorve a umidade atmosférica.
B) raiz tuberosa axial armazenadora de nutrientes.
C) raízes que sofrem geotropismo positivo facilitando a obtenção de O2 do ar.
D) raízes sugadoras de seiva bruta de outras plantas.
RESOLUÇÃO:
A) Esta descrição se refere a raízes aéreas ou aeríferas, comuns em orquídeas epífitas, que crescem sobre outras plantas sem parasitá-las e absorvem a umidade do ar para suprir suas necessidades de água. Portanto, a alternativa A se aplica ao exemplo de orquídeas epífitas mencionado no texto.
B) Esta alternativa descreve as raízes tuberosas, que são raízes de reserva de nutrientes, como a cenoura. A cenoura é um exemplo clássico de raiz tuberosa axial que armazena nutrientes como carboidratos para a planta. Portanto, a alternativa B se aplica ao exemplo citado no texto.
C) Esta alternativa apresenta um erro ao citar geotropismo positivo, facilitando a obtenção de O2 do ar. As raízes pneumatóforos, típicas de mangue, apresentam geotropismo negativo (e fototropismo positivo). Portanto, o item está incorreto.
D) Esta alternativa descreve raízes haustórias, que são raízes parasíticas usadas por plantas como a erva-de-passarinho para sugar seiva das plantas hospedeiras. Assim, a alternativa D se aplica ao exemplo da erva-de-passarinho citado no texto.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– UFU cobra questão sobre tipos de raízes. Confira.
– Questão resolvida sobre fisiologia vegetal, da PUC-PR
Seja o primeiro a comentar