Questão resolvida sobre tecido nervoso, da IDOMED

(Idomed/2022-2) O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca inflamação nas células de defesa do tecido nervoso, resultando em deterioração cognitiva e em perda de memória progressiva. Estudos mostraram que, quando inflamadas, essas células reagem de forma exagerada, destruindo células nervosas cerebrais recém-formadas.
Nesse caso, a manifestação da doença está relacionada a alterações no seguinte tipo celular:
A) neurônio
B) micróglia
C) neuroglia
D) dendrócito

RESOLUÇÃO:
O tecido nervoso é formado pelos neurônios mais as chamadas células da glia, que desempenham diversas funções. Um dos tipos celulares da glia é a micróglia, uma célula com importante ação fagocitária no tecido nervoso e, portanto, desempenhando importante papel de defesa. No caso do Alzheimer, essas células fagocitam células cerebrais recém-formadas, o que resulta na deterioração cognitiva.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*