(Baiana/2024-2) Nos anos 1960, quando era forte a visão que ficou conhecida como neodarwinismo, acreditava-se que as células mais complexas teriam surgido por competição entre as células mais simples. “Mais tarde, a ideia foi popularizada com a história do gene egoísta”, destaca o professor José Eli da Veiga. Pois foi nessa época que Lynn Margulis mostrou que, há uns 2 bilhões de anos, as primeiras células complexas, com núcleo, não evoluíram por competição. Elas evoluíram, segundo a bióloga, mediante a endossimbiose, uma relação
ecológico-colaborativa em que um organismo vive no interior de outro.
Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/> Acesso em: mar. 2024.
O esquema a seguir evidencia as principais etapas dessa teoria.

Uma evidência da origem procariótica das mitocôndrias e dos cloroplastos reside no fato de
A) ambos exibirem material genético próprio, distinto do material nuclear eucariótico, e similar ao de organismos procariontes, constituído de DNA circular.
B) ambos apresentarem membranas formadas por fosfolipídios e proteínas, composição marcadora de células procarióticas.
C) ambos possuírem um código genético próprio, similar ao das bactérias e distinto dos eucariontes.
D) apresentarem, em comum, dobramentos das membranas internas, cristas mitocondriais e lamelas dos cloroplastos, similares às organelas membranosas dos eucariontes.
E) serem, igualmente, portadores de ribossomos “80S” típicos dos procariontes, com unidades formadoras bastante distintas em tamanho.
RESOLUÇÃO:
A teoria da endossimbiose explica a origem das mitocôndrias e dos cloroplastos nas células eucarióticas. Segundo essa teoria, tais organelas se originaram de organismos procariontes (bactérias) que foram englobados por uma célula ancestral maior e estabeleceram uma relação de simbiose (vida conjunta vantajosa para ambos).
Uma das evidências mais fortes dessa teoria é a presença de DNA próprio nessas organelas. Assim como nas bactérias (procariontes), o DNA das mitocôndrias e dos cloroplastos é circular e não associado a proteínas histonas (diferente do DNA linear e complexo do núcleo eucariótico). Isso indica que elas mantiveram parte de seu material genético original após serem englobadas.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre teoria da endossimbiose, da UFJF
– Resolução da questão sobre teoria da endossimbiose, da Unit-AL 2022
– Questão comentada sobre origem da célula eucariota, da UEPG 2023
Seja o primeiro a comentar