(UNIT-AL/2022-2) Segundo o biólogo evolucionista norteamericano Willian Martin, a relação simbiótica inicial forneceu à célula hospedeira uma fonte de hidrogênio para gerar mais energia do que os procariontes podem produzir. Martin e o bioquímico britânico Nick Lane dizem que essa energia extra permitiu que os eucariontes adicionassem genes ao seu genoma, capacitando-os a formar células complexas.
CHAMARY, JV. 50 ideias de biologia que você precisa conhecer. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019. P. 72.
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos das transformações energéticas descritas, é correto afirmar:
A) A relação simbiótica inicial deu origem à fotossíntese no interior dos sistemas vivos e impulsionou a produção de matéria orgânica a partir da energia solar.
B) A origem da respiração celular nos seres vivos se deu a partir de relações de endossimbiose que derivaram na presença das mitocôndrias nos eucariontes.
C) A presença da mitocôndria no interior das células eucarióticas aumentou a eficiência dos processos de obtenção de energia para o metabolismo, já presente em alguns procariontes.
D) A energia extra obtida permitiu que os eucariontes agregassem os genes já presentes no núcleo dos seres procariontes para estabelecer a multicelularidade nos sistemas vivos.
E) A fonte de hidrogênio essencial para a produção de moléculas de ATP provém da oxidação completa das moléculas de H2O, durante a primeira etapa da respiração celular.
RESOLUÇÃO:
Ao citar uma “fonte de hidrogênio” para gerar mais energia que os procariotos podem produzir, o enunciado deixa implícita a ideia de respiração celular (aeróbica), realizada no interior das mitocôndrias.
A respiração aeróbica proporcionou um maior rendimento energético às células, quando comparado com o processo fermentativo realizado pelos primeiros organismos do planeta.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre endossimbiose, da UCS 2019
– Questão resolvida sobre evolução da fotossíntese, da UPE-SSA 2019
Seja o primeiro a comentar