Prova de biologia comentada, do vestibular 2018 da Faculdade Atenas

Confira as questões de biologia do vestibular 2018 para medicina da Faculdade Atenas.

01) A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. A anemia falciforme é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. A figura abaixo mostra a mutação responsável pela doença:

Sobre a anemia falciforme, marque a alternativa incorreta:
A) A anemia falciforme é uma condição mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, a anemia esta presente em cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda. A doença é grave, não tem cura, mas pode ser precocemente detectada pelo Teste do Pezinho para que o tratamento e o acompanhamento da pessoa afetada sejam iniciados o mais breve possível.
B) O traço falcêmico é uma condição na qual a pessoa, apesar de não apresentar anemia em exame de rotina (hemograma), carrega consigo algumas hemoglobinas anormais, chamadas “hemoglobinas S”.
C) Ao considerar pessoas com traço falcêmico com genótipo (AS), pessoas normais (AA) e pessoas com a anemia (SS), no cruzamento de um casal, ambos com traço falcêmico, eles terão 1/4 de probabilidade de ter uma criança com anemia falciforme.
D) A mutação que dá origem a hemoglobina S afeta apenas um códon da molécula de DNA, mas esta alteração no códon provoca também a alteração em dois aminoácidos da molécula da proteína hemoglobina.
E) A mutação que dá origem a anemia falciforme pode ser classificada como uma mutação gênica por substituição de bases.

02) O sangue é um tecido conjuntivo cuja matriz extracelular é líquida. Ele cumpre diversas funções no organismo como transporte de gases, distribuição de calor pelo corpo, de nutrientes, transporte de hormônios, mecanismo de defesa e coagulação.
No indivíduo adulto normal este tecido é produzido no(a):
A) Baço
B) Fígado
C) Medula óssea vermelha
D) Parede dos vasos sanguíneos
E) Endoderma desde a fase embrionária.

03) “O desmatamento em curso em torno do Lago Inle está ameaçando o frágil ecossistema da reserva. Um novo estudo permitirá que as autoridades florestais locais direcionem seus esforços de conservação nas áreas mais suscetíveis à erosão. O desmatamento em curso em torno do Lago Inle está levando a uma intensa erosão do solo em um de seus principais afluentes, causando acúmulo de solo no lago e ameaçando o frágil ecossistema desta que é uma Reserva da Biosfera da UNESCO. Esta conclusão de um estudo usando técnicas nucleares, que também identificou as fontes exatas da erosão do solo na bacia hidrográfica de Kalaw, permitirá que as autoridades florestais locais direcionem seus esforços de conservação nas áreas mais suscetíveis à erosão”.

Retirado de: https://nacoesunidas.org/tecnicas-nucleares-ajudam-cientistas-a-salvar-lago-famoso-em-mianmar-video/

Com base no texto, analise as assertivas e marque a correta:
A) As matas ciliares, ao longo dos rios atuam como barreira de sustentação para as águas, mas não evitam processos como eutrofização e lixiviação, que podem acontecer em todos os solos contaminados.
B) Técnicas de recuperação de solo por enriquecimento são a solução para todos os casos de erosão, como vem acontecendo em Paracatu, a exemplo do que foi identificado no estudo realizado pela UNESCO.
C) A retirada da mata ciliar intensifica os processos de erosão e eutrofização, pois a contenção da poluição do solo, quando retirada, proporciona o escoamento de resíduos para dentro das águas.
D) Processos de erosão como o do lago Inle, ocorrem quando o vento e a água desgastam o solo com mais rapidez do que ele pode ser substituído, sem a remoção dos nutrientes no solo, levando a área a um processo de desertificação.
E) Técnicas nucleares podem ser usadas em todos os solos, independente do tipo de processo erosivo, pois promovem uma melhora na qualidade do solo, aumentando os nutrientes existentes.

04) “As doenças transmitidas por artrópodes foram responsáveis por numerosas epidemias devastadoras (peste, tifo, malária, febre amarela) ao longo da história. Algumas destas doenças, como a malária, febre amarela e dengue ainda constituem importantes problemas de saúde pública. As doenças transmitidas por artrópodes são, a cada ano, responsáveis por uma em cada 17 mortes no mundo. Estão entre os principais riscos para a saúde durante as viagens e podem ocorrer inclusive nos países mais desenvolvidos. Existe uma relação estreita entre a dinâmica da transmissão de doenças e as características biológicas e ecológicas destes vetores. Variáveis ambientais como disponibilidade de água, chuvas, temperatura, umidade e altitude podem influenciar no ciclo dos agentes infecciosos nos artrópodes ou no desenvolvimento dos próprios vetores”.

Adaptado de: Fernando SV Martins, Luciana GF Pedro & Terezinha Marta PP Castiñeiras. Doenças Transmitidas por Insetos e Carrapatos. Disponível em: http://www.cives.ufrj.br/informacao/viagem/protecao/dtic-iv.html Acesso em: 02 de fevereiro de 2017, 00:01h.

Com base no texto, analise as assertivas e marque a correta:
A) A longevidade, a capacidade reprodutiva, preferências alimentares, bem como os hábitos destes vetores determinam a importância relativa do artrópode como transmissor de uma doença infecciosa e as peculiaridades da transmissão.
B) Os artrópodes hematófagos compreendem os insetos, como exemplo os mosquitos com 6 patas na fase adulta e os carrapatos com 8 patas neste mesmo período, e que se alimentam de sangue. São considerados vetores quando capazes de transmitir agentes infecciosos entre seres humanos ou entre animais e seres humanos.
C) Estes artrópodes não servem apenas como meio de transporte mecânico, uma vez que neles ocorre, obrigatoriamente, parte do ciclo de desenvolvimento dos agentes infecciosos, sendo assim denominados hospedeiros erráticos ou intermediários.
D) Os insetos hematófagos, como os que transmitem a malária, a febre amarela, a dengue e a tricomoníase, transmitem os agentes infecciosos por inoculação do sangue através da pele. Já os triatomíneos, como o da doença de Chagas, transmitem o agente infeccioso quando defecam no local onde se alimentaram.
E) Os carrapatos são artrópodes que são pertencentes à ordem dos aracnídeos, são ectoparasitas obrigatórios e se alimentam exclusivamente de sangue. São capazes de secretar substâncias que impedem a coagulação sanguínea no local de fixação.

Resolução:
01) Como aparece na imagem, a mutação que leva ao surgimento da siclemia afeta apenas 1 par de bases nitrogenadas em determinado códon (mutação por substituição de bases). Essa mutação provoca a alteração de 1 aminoácido na cadeia polipeptídica (ocorre substituição do aminoácido ácido glutâmico por valina).
Resp.: D

02) A maior parte das células sanguíneas é produzida no interior dos ossos longos, na chamada medula óssea vermelha.
Resp.: C

03) As matas ciliares são formações vegetais que se encontram em torno de qualquer corpo d’água e são, por lei, consideradas áreas de proteção permanente (APP). Essas matas contribuem para uma maior infiltração de água no solo, reduzem a erosão e consequentemente o assoreamento (o que garante uma melhor qualidade da água), além de contribuírem para a manutenção de uma melhor biodiversidade.
Resp.: C

04) Analisando o enunciado (e o próprio artigo citado), constata-se que as alternativas A e B estão corretas.
Em C há erro ao considerar o artrópode somente como hospedeiro intermediário (por exemplo, o Anopheles é hospedeiro definitivo do plasmódio).
A alternativa D comete um erro ao citar a tricomoníase como doença veiculada por artrópodes.
Em E há erro ao afirmar que os carrapatos pertencem à ordem dos aracnídeos (seria classe dos aracnídeos).
Resp.: A/B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *