Prova comentada do vestibular 2018 da Unifor medicina

Unifor 2018 medicina – resolução das questões de biologia

01) “E se ajudássemos os neurônios a “reparar” os danos causados pela esclerose múltipla? Esta é a pista que está sendo explorada por cientistas franceses para conter o avanço da esclerose múltipla, doença autoimune e degenerativa, para a qual ainda não há cura. O desafio terapêutico consiste em prevenir o avanço das deficiências e, uma das vias para conseguir isso, é a reparação da bainha de mielina, que é destruída progressivamente pela doença.
Fonte: http://correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/05/31/interna_ciencia_saude,599187/a-esclerose-multipla-e-a-pista-da-reparacao-dos-neuronios.shtml
Acesso em 02 set.2017 (com adaptações)

A busca pela reparação da bainha de mielina na esclerose múltipla se justifica pelo fato de que nessa doença ocorre
A) aumento das expansões da membrana plasmática do axônio dos neurônios afetados na tentativa de melhorar a captação dos estímulos.
B) propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa causando, assim, um colapso do sistema nervoso.
C) diminuição da velocidade ou interrupção da propagação dos impulsos nervosos nos neurônios afetados pela doença.
D) aumento do tamanho das fendas sinápticas entre os neurônios afetados, dificultando a transmissão dos impulsos nervosos entre essas células.
E) superprodução de neurotransmissores como mecanismo compensatório para facilitar a condução do impulso nervoso entre um neurônio e outro.

02) Um estudante decidiu testar a atividade tóxica subcrônica de um determinado chá usado pela população. Para isto utilizou dois grupos de camundongos, cada um com seis animais. O primeiro grupo recebeu o chá na concentração 1:10 (massa/volume), 0,5 mL administrado via oral, sempre no mesmo horário do dia, por 30 dias; os animais foram também pesados diariamente.
O segundo grupo foi tratado semelhante ao primeiro; todavia, o chá administrado estava na concentração 1:50 (massa/volume). Ao final dos 30 dias, os animais foram eutanasiados usando anestésicos de acordo com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. Os órgãos dos animais foram avaliados histologicamente e verificaram-se hemorragias no fígado dos animais dos dois grupos e os pesos dos animais aumentou 5%. Concluiu-se que o chá apresenta toxicidade hepática.
Sobre esse experimento pode-se afirmar que
A) a hipótese levantada pelo estudante não era uma hipótese plausível de ser testada usando um método experimental.
B) o experimento obedeceu rigorosamente o método científico e a conclusão do estudante é verdadeira.
C) o estudante chegou a conclusões errôneas, pois não utilizou equipamentos especializados para as análises.
D) o experimento obedeceu rigorosamente o método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeiro.
E) o experimento não foi realizado corretamente, porque o estudante não usou um terceiro grupo de animais que seria o grupo controle.

03)

A CRISPR-Cas9 (sigla em inglês para agrupados de curtas repetições palindrômicas regularmente interpaçadas) é uma nova e revolucionária técnica para a edição de genomas, que permite identificar genes de interesse, no DNA de qualquer espécie e modifica-lo. É normalmente composto por uma molécula de RNA e uma proteína e a combinação dessas duas moléculas consegue localizar a sequência de DNA de interesse dentro do núcleo da célula e a modifica.

Fonte: http://ofuturodascoisas.com/crispr-revolucionou-edicao-dna-o-problema-e-que-nao-estamos-preparados-para-consequencias/

Acesso em 12 set. 2017 (com adaptações).
Assim, podemos dizer que o uso dessa tecnologia permite
A) mudanças apenas na programação genética de um organismo, garantindo que não haja nenhuma alteração na expressão gênica e na produção de proteínas.
B) a modificação de sequências de DNA em células diferentes de um mesmo organismo de forma seletiva, uma vez que cada tipo celular de um mesmo organismo possui diferente coleção de genes.
C) provocar mutações pontuais no genoma na tentativa de silenciar genes defeituosos ou consertá-los para tornar possível a cura de diversas doenças de origem genética.
D) a adição de novas sequências de DNA para acarretar o ganho de novas características positivas, haja vista quanto maior o tamanho do genoma, mais complexo o organismo.
E) aumentar o número de genes e, consequentemente, o número de proteínas produzidas por uma célula, pois o tamanho do genoma é diretamente proporcional ao número de proteínas do organismo.

04) Observe o gráfico abaixo e analise as assertivas I e II.

1. À medida que a concentração de oxigênio na atmosfera subiu, a complexidade da vida aumentou.
2. Centenas de milhões de anos se passaram antes que o nível de oxigênio atmosférico fosse suficiente para suportar os eucariotos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

RESOLUÇÃO:

01) O estrato mielínico (bainha de mielina) é um envoltório formado por várias camadas concêntricas de membrana plasmática que reveste o axônio de um neurônio, e que contribui para acelerar a velocidade de propagação do impulso nervoso.
Resp.: C

02) Para a realização de um experimento seguindo o método científico é necessária a presença de um grupo controle (grupo testemunha), que difere do grupo experimental em apenas um quesito. Neste caso, o grupo controle poderia ser constituído por 6 camundongos que não receberam o chá, mantidas as demais condições.
Resp.: E

03) Em decorrência da mudança da sequência de bases do DNA, pode-se conseguir a inibição do funcionamento de certo gene deletério (ou de efeito indesejado), bem como pode-se pensar em tornar um gene defeituoso funcional e, dessa forma, curar determinada doença de origem genética.
Resp.: C

04) A análise da figura auxilia bastante na resolução. As duas asserções são verdadeiras. Com uma maior concentração de gás oxigênio, houve também um aumento da complexidade dos organismos que passaram a habitar o planeta.
Resp.: A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *