Resolução da prova de biologia do vestibular 2017 da Unisinos

Unisinos 2017 – prova comentada

(Unisinos/2017) Neste ano, foi lançado, com grande popularidade, o jogo Pokémon Go, que é baseado em várias espécies de ficção. Entretanto, muitas dessas espécies são, por sua vez, baseadas em organismos que existem na natureza. O pokémon chamado Vileplume é um exemplo, pois é baseado na espécie Rafllesia arnoldii (raflésia-monstro), uma planta parasita de árvores na Indonésia, que possui a maior flor do mundo. O parasitismo é uma relação interespecífica entre organismos em que apenas um indivíduo é beneficiado.

Dentre as interações biológicas entre organismos, qual das alternativas abaixo apresenta apenas relações interespecíficas desarmônicas?
A) Comensalismo e epifitismo
B) Canibalismo e predação
C) Amensalismo e predação
D) Amensalismo e epifitismo
E) Canibalismo e herbivorismo

02) A expressividade de um gene é o “grau de intensidade” com que ele se manifesta no fenótipo do indivíduo, traduzindo o grau de expressão do ……………… Além disso, fatores ambientais ou intrínsecos condicionam o grau de expressividade de alguns ………………
Assim, esta expressão pode ser uniforme ou variável, resultando no aparecimento de vários padrões de ………………
As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por
A) fenótipo – fenótipos – genótipos
B) fenótipo – genótipos – fenótipos
C) genótipo – fenótipos – genótipos
D) genótipo – genótipos – fenótipos
E) genótipo – genótipos – genótipos

03) Abaixo são apresentados dois conceitos ligados às organelas celulares:
I – organela formada por invaginação da membrana plasmática formada por uma rede de túbulos e vesículas interconectadas, que se comunicam com a carioteca. Esta, por sua vez, possui função de síntese de proteínas e lipídios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular;
II – organela constituída por dobras de membranas e vesículas que possuem função de armazenamento de proteínas, síntese de lipídios e polissacarídeos, além da transformação, empacotamento e remessa de substâncias.
Esses dois conceitos referem-se, respectivamente, a
A) Retículo endoplasmático e Complexo de Golgi
B) Lisossomos e Complexo de Golgi
C) Peroxissomos e Lisossomos
D) Complexo de Golgi e Retículo endoplasmático
E) Retículo endoplasmático e Lisossomos

04) O quadro abaixo relaciona a ocorrência de algumas estruturas celulares (organelas) a suas funções, em organismos autotróficos e heterotróficos:

As letras A, B e C correspondem, respectivamente, a
A) Cloroplastos – Síntese de proteínas – Células heterotróficas
B) Complexo de Golgi – Secreção celular – Células autotróficas e heterotróficas
C) Lisossomos – Secreção celular – Células heterotróficas
D) Lisossomos – Digestão celular – Células autotróficas
E) Cloroplastos – Síntese de proteínas – Células autotróficas e heterotróficas

05) Alguns organismos na natureza possuem dois tipos de reprodução: sexuada e assexuada.
Por exemplo, em bactérias, ocorre um processo em que uma célula se divide em duas e origina duas células geneticamente idênticas. Esse caso de reprodução assexuada é chamado de
A) brotamento
B) cissiparidade
C) regeneração
D) metagênese
E) esporulação

Resolução:
01) As relações interespecíficas são aquelas que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Nas relações desarmônicas (ou negativas), pelo menos um dos envolvidos leva desvantagem.
Dentre as opções, o amensalismo (relação interespecífica negativa em que um dos indivíduos inibe o desenvolvimento de outro)  e a predação (relação interespecífica negativa em que um indivíduo se alimenta de outro, eliminando-o da população) atendem ao enunciado.
Resp.: C

02) O grau de intensidade em que um genótipo se manifesta é a sua expressividade (por exemplo, pessoas com o mesmo genótipo para polidactilia, podem apresentar de 1 a 4 dedos extras na mão; portanto, mesmo genótipo com expressividade diferente). O termo expressividade é voltado, portanto, para o genótipo.
Em decorrência de uma expressividade variável, são possíveis diferentes fenótipos na população.
Resp.: D

03) A organela descrita em I é o retículo endoplasmático (liso e granuloso), enquanto a organela descrita em II é o complexo golgiense (com importante papel secretor na célula).
Resp.: A

04) Em A têm-se os cloroplastos, organelas responsáveis pela síntese de carboidratos (glicose) através do processo fotossintético.
Os ribossomos, presentes em todos os tipos celulares, têm a função de sintetizar proteínas.
As mitocôndrias são organelas que ocorrem em quase todas as células eucariotas.
Resp.: E

05) O processo de reprodução assexuado que ocorre em bactérias é a cissiparidade (ou divisão binária simples). Ocorre duplicação do material genético, seguido da divisão da célula bacteriana, originando duas bactérias geneticamente iguais entre si.
Resp.: B

Veja também:
Prova resolvida do vestibular 2017 da Baiana Medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *