Famema 2020 – prova discursiva resolvida

Famema 2020

01) O ciclo celular corresponde ao conjunto de transformações que ocorre em uma célula desde sua formação até o momento em que sofre mitose e origina duas células filhas idênticas. Esse ciclo celular é composto por duas etapas: a interfase e a mitose. A interfase é dividida em três fases, G1, S e G2, e a mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
A) Em qual das sete fases do ciclo celular a célula sofre intenso crescimento? Em qual das sete fases é possível verificar cromossomos condensados ao máximo?

B) No início do desenvolvimento embrionário de muitos animais, o ciclo celular normalmente consiste na fase S e na divisão celular. Que fenômeno marcante ocorre na fase S do ciclo celular? A partir do zigoto, quantas mitoses são necessárias para gerar um embrião com 16 células?

02) Os tumores malignos podem se desenvolver em diferentes órgãos do corpo humano, como pele, próstata, mama, fígado, entre outros. Tais tumores podem ser tratados utilizando-se diferentes estratégias médicas, desde uso de medicação até intervenções cirúrgicas. Para o controle de alguns tipos de câncer podem ser utilizados inibidores do Fator de Crescimento Endotelial Vascular (VEGF).

A) O câncer de pele do tipo melanoma apresenta grandes possibilidades de provocar metástase. Qual fator ambiental pode favorecer o surgimento desse tipo de câncer? O que é metástase?

B) Por que inibir a formação do endotélio pode inibir também o crescimento de um tumor?

03) Um pesquisador realizou um experimento com flores de uma espécie de tomateiro. Ele dividiu as plantas em dois lotes. No lote 1, as flores ficaram expostas, sem nenhuma cobertura. No lote 2, cada flor foi coberta com gaze porosa e opaca, de forma que as abelhas podiam pousar sobre a gaze, mas nunca sobre a flor. O número de abelhas que visitaram as flores dos dois lotes foi contabilizado durante um determinado período de tempo. As flores continuaram cobertas até o início da formação dos frutos. Como resultado do experimento, obteve-se que o número de abelhas que visitou as flores do lote 1 foi significativamente maior do que o número de abelhas que visitou as do lote 2. O pesquisador notou, ainda, que no lote 2 foram formados poucos frutos e que estes eram menores e com menor número de sementes quando comparados aos frutos das plantas do lote 1.

A) Qual o papel das abelhas na formação dos tomates? O que provavelmente atraiu as abelhas até as flores do lote 2, que estavam cobertas?

B) Explique o mecanismo fisiológico que relaciona a formação de frutos maiores à formação de um maior número de sementes.

04) Em 1990, pesquisadores ingleses identificaram um gene no cromossomo Y necessário para o desenvolvimento dos testículos. Eles denominaram o gene de SRY (do inglês, sex-determining region of Y), região determinadora de sexo do Y.

As características bioquímicas, fisiológicas e anatômicas que distinguem machos e fêmeas são complexas, e vários genes estão envolvidos no seu desenvolvimento. Na verdade, o SRY codifica uma proteína que regula outros genes de diversos cromossomos.
(Neil Campbell et al. Biologia, 2010. Adaptado.)

 A) Quais gônadas formará uma criança portadora da deleção do gene SRY? Qual será o fenótipo dessa criança em relação aos órgãos genitais?

B) Uma criança XY é portadora da deleção do SRY apenas em parte de suas células somáticas. Para que isso seja possível, a mutação deve ter ocorrido no espermatozoide produzido pelo pai, no núcleo do zigoto ou durante o desenvolvimento embrionário? Justifique sua resposta.

RESOLUÇÃO :

01)
A) As células sofrem intenso crescimento durante a fase G1 da intérfase.
Os cromossomos encontram-se com o máximo de espiralização na fase de metáfase.

B) Na fase S ocorre duplicação do DNA. A partir do zigoto, são necessárias 4 mitoses para que o embrião atinja 16 células.

02)
A)O principal fator ambiental que favorece o surgimento de câncer de pele é a exposição à radiação ultravioleta emitida pelo sol.
A metástase é a implantação de uma massa tumoral distante do tumor original, em decorrência da migração de células cancerosas para outros órgãos.
B) As células endoteliais produzem substâncias que estimulam a angiogênese (formação de vasos sanguíneos). Assim, ao inibir a formação do endotélio, haverá redução do total de vasos sanguíneos que nutrem o tumor, reduzindo a chegada de O2 e nutrientes.

03)
A) O papel das abelhas na formação dos tomates é promover a polinização das flores.
Provavelmente, o cheiro exalado pelas flores foi o principal atrativo para que as abelhas chegassem às flores cobertas com gaze.
B) Após a polinização, forma-se o tubo polínico, que desce pelo estilete até atingir a micrópila do óvulo. Ocorre, então, a fecundação da oosfera por um núcleo espermático, originando um zigoto que se desenvolverá em embrião, enquanto o óvulo se desenvolve em semente. O embrião passa a produzir auxinas, que induzirão à formação de frutos maiores. Então, quanto mais sementes, maior o tamanho do fruto.

04)
A) Uma criança com deleção do gene SRY produzirá ovários e, em relação aos órgãos genitais, seu fenótipo será feminino.
B) Como a mutação ocorre apenas em parte das células somáticas, ela ocorreu em alguma(s) célula(s) durante o desenvolvimento embrionário.
Se tivesse ocorrido no espermatozoide ou no núcleo do zigoto, todas as células do embrião seriam portadoras dessa mutação.

VEJA TAMBÉM:
Unesp 2018-2 discursiva resolvida

0 thoughts on “Famema 2020 – prova discursiva resolvida

  • 12 de dezembro de 2019 em 18:54
    Permalink

    A resolução da questão do Ciclo Celular, mais exatamente a pergunta “b”, está errada. Pois, a partir do zigoto, são necessárias 15 mitoses para que o embrião atinja 16 células. Assim, percebe-se que ninguém está considerando as células-filhas como individuais, sendo contado a geração de mitoses (só assim então seria 4).

    Resposta
    • 16 de dezembro de 2019 em 14:29
      Permalink

      João Victor, muito obrigado pelo seu comentário! Ficou exatamente essa dúvida sobre o que a banca elaboradora está querendo… O total de mitoses considerando cada célula-filha, que também sofre mitose, ou o total de gerações. Normalmente, os autores referem-se ao número de gerações, por isso, nossa opção por 4 mitoses.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *