Fatec 2020 – prova de biologia comentada

FATEC 2020 – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

01) Embora há milhares de ano o ser humano utilize a Biotecnologia tradicional na produção de vinhos, vinagres, queijos e iogurtes, a partir de organismos vivos como são encontrados na natureza, foram os conhecimentos em diversas áreas científicas, como a Química, a Biologia, a Física, a Informática e, em especial, as áreas relacionadas à molécula de DNA, que revolucionaram o modo de manipular os organismos por meio da Engenharia Genética ou da tecnologia do DNA recombinante.

Assim, a Biotecnologia moderna tem uma formação multidisciplinar com conhecimentos em várias áreas, podendo atuar em vários setores, como na saúde, na microbiologia, no meio ambiente, na indústria, na agricultura, etc.

Atualmente, sabe-se que certas enzimas bacterianas podem cortar moléculas de DNA em pontos específicos, gerando fragmentos de DNA com tamanhos definidos. Esses fragmentos podem ser separados por meio de um processo específico realizado em uma placa de gelatina especial (gel). Esse processo permite identificar pessoas.

Assinale a alternativa que associa correta e respectivamente os nomes das enzimas bacterianas e do processo específico referidos no texto.

02) Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas vivas e mortas para determinar as condições climáticas do passado em regiões especificas. Isso é possível porque, em certas espécies, principalmente em regiões de clima temperado, o número de anéis de crescimento corresponde exatamente ao número de anos de existência da árvore, sendo que, durante cada inverno, a atividade do câmbio é interrompida e, posteriormente, retomada na primavera. Além disso, a espessura do caule varia de acordo com diversos fatores ambientais, tais como luminosidade, temperatura, regime de chuvas, água disponível no solo e duração do período de crescimento. Quando as condições são favoráveis, os anéis são largos; em condições desfavoráveis, eles são mais estreitos.

(Amabis, José Mariano; Martho , Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. – 3a. ed. – São Paulo: Moderna, 2009. Adaptado.)

Sobre os anéis de crescimento de certas espécies de arvores, e correto afirmar que são formados
A) pela atividade do câmbio, que produz o xilema estival e o xilema primaveril em resposta as alterações climáticas das estações do ano.
B) pela atividade do câmbio, que produz, principalmente no inverno, o xilema estival com vasos de grande calibre e paredes finas.
C) pela atividade do câmbio, que independente dos fatores ambientais, produz o floema primaveril que conduz seiva bruta ou mineral.
D) pelos vasos lenhosos, que se desenvolvem mais no inverno do que no verão e conduzem seiva elaborada ou orgânica.
E) pelos feixes liberolenhosos, que se desenvolvem apenas no verão e só conduzem seiva elaborada ou orgânica.

03) Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, possibilitando que outros seres vivos reaproveitem os elementos químicos da matéria decomposta. Além disso, alguns fungos, popularmente conhecidos como cogumelos, crescem perto de plantas. As hifas, filamentos microscópicos desses fungos, desenvolvem-se no solo, onde se enrolam e, às vezes, penetram nas raízes das árvores, formando as chamadas micorrizas.

Estudos recentes mostram que as plantas se beneficiam dessa associação, especialmente se o solo for pobre nos minerais de que elas necessitam, principalmente, porque esses fungos
A) atuam como decompositores e estabelecem com as plantas relações de parasitismo na troca de nutrientes.
B) realizam fotossíntese e liberam, para o meio ambiente, a matéria orgânica presente em suas hifas clorofiladas.
C) estabelecem um tipo específico de associação ecológica, o comensalismo, em que ambos os organismos se prejudicam com a interação.
D) liberam antibióticos, substâncias que matam as bactérias do solo e que impedem a absorção dos sais minerais pelas raízes das plantas.
E) aumentam a capacidade de as raízes absorverem os minerais do solo e se beneficiam pela obtenção de substâncias produzidas pelos vegetais.

04) Os nematelmintos são vermes que causam diversas doenças, mas geralmente não provocam a morte do hospedeiro, o que pode ser interpretado como uma grande adaptação à vida parasitária. É vantajoso ao parasita que o hospedeiro resista à parasitose, pois, se este morrer, o parasita perderá a moradia e a fonte de alimentação.

Os textos se referem a dois tipos diferentes de doenças comuns no Brasil, causadas por nematelmintos nos seres humanos.

1. Verminose, habitualmente sem sintomatologia, mas que pode se manifestar por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal.
A contaminação ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.

2. Verminose que pode ser assintomática em caso de infecções leves. Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer queda na quantidade de proteína sanguínea e atraso no desenvolvimento físico e mental. Com frequência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta anemia por redução de ferro.

A transmissão acontece por meio de contato, geralmente dos pés, com as larvas desse parasita, que vive no solo. Não se transmite de pessoa a pessoa. Os indivíduos infectados, quando não são adequadamente tratados, podem contaminar o solo. No Brasil, predomina nas áreas rurais, principalmente sem saneamento, cujas populações têm como hábito andar descalças.

Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as verminoses descritas nos textos I e II.

05) O esquema representa o ciclo reprodutivo de uma pteridófita (samambaia).

Sobre esse ciclo, é correto afirmar que
A) a meiose ocorre no gametófito, no processo de formação dos gametas.
B) a meiose ocorre no esporófito, no processo de formação dos esporos.
C) o gametófito se origina a partir da união do anterozoide com a oosfera.
D) o gametófito é diploide e corresponde à geração predominante.
E) o esporófito é haploide e corresponde à geração predominante.

06) Os tipos sanguíneos do sistema ABO são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios e aglutininas.

O sangue tipo B, por exemplo, possui como principal característica a presença do aglutinogênio B nas hemácias e da aglutinina anti-A no plasma.

Esses tipos sanguíneos são codificados pela presença de três alelos múltiplos: IA, IB e i.

Entre os alelos IA e IB, ocorre codominância, ou seja, ambos os alelos se expressam. Entretanto, esses alelos são dominantes sobre o alelo i.

Considere a seguinte situação: uma mulher, que possui aglutinina anti-A no seu sangue, teve um filho do grupo O.

Sabendo-se que o marido tem o aglutinogênio A, podemos afirmar que os genótipos da mulher e do seu marido são, respectivamente,

RESOLUÇÃO:
01) As enzimas usadas para cortar o DNA em pontos específicos para cada enzima são as endonucleases de restrição, enzimas naturalmente encontradas em bactérias e que as protegem contra a ação de bacteriófagos.
Os fragmentos de DNA obtidos após a digestão enzimática são separados pela técnica conhecida como eletroforese, em que os fragmentos são atraídos para o polo positivo de uma placa de gel, sendo que os fragmentos menores são os que mais migram nesta placa, possibilitando a separação dos diversos fragmentos e a identificação de pessoas.
Resp.: D

02) A leitura do enunciado indica que os anéis de crescimento são decorrentes de uma atividade diferencial do câmbio vascular durante o inverno e a primavera, de modo a formar vasos xilemáticos mais escuros ou mais claros. Cada para desses corresponde a um ano de vida da planta.
Resp.: A

03) As micorrizas são associações mutualísticas entre um fungo e raízes de fanerógamas. Nesta associação, o fungo se beneficia ao receber compostos orgânicos produzidos pela planta. A planta é beneficiada com uma maior absorção de nutrientes do solo.
Resp.: E

04) Em I tem-se a ascaridíase, uma doença causada pelo Ascaris lumbricoides, cuja contaminação ocorre pela ingestão de ovos em água e alimentos contaminados (contaminação feco-oral).
Em II tem-se a ancilostomose (amarelão / doença do Jeca Tatu), doença que se caracteriza pela redução de hemácias com quadro de anemia.
Resp.: C

05) A meiose ocorre no esporófito (indivíduo 2n), com a consequente formação de esporos haploides (n).
Resp.: B

06) Uma mulher com aglutinina anti-A pertence ao tipo sanguíneo B. Como essa mulher teve um filho do grupo sanguíneo O, cujo genótipo é ii, obrigatoriamente a mulher precisa de ter um alelo i. Assim, o genótipo da referida mulher é IBi.
Como o marido possui aglutinogênio A, seu tipo sanguíneo é A ele precisa de ter o alelo IA. Por outro lado, como ele teve um filho O (ii), também precisa de ter o alelo i.
Logo, o genótipo desse homem é IAi.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Facisb 2014  para medicina – prova de biologia resolvida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *