UERJ 2019 – 1º exame de qualificação – prova de biologia

UERJ 2019 – 1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

01) No processo de transmissão da febre amarela, sabe-se que apenas as fêmeas dos mosquitos se alimentam do sangue de seres humanos e macacos.
Um aspecto favorecido por esse tipo de alimentação é:
A) realização de muda
B) produção de ovos
C) atração dos machos
D) manutenção do vírus

02) Novas tecnologias de embalagens visam a aumentar o prazo de validade dos alimentos, reduzindo sua deterioração e mantendo a qualidade do produto comercializado. Essas embalagens podem ser classificadas em Embalagens de Atmosfera Modificada Tradicionais (MAP) e Embalagens de Atmosfera Modificada em Equilíbrio (EMAP). As MAP são embalagens fechadas que podem utilizar em seu interior tanto gases como He, Ne, Ar e Kr, quanto composições de CO2 e O2 em proporções adequadas.

As EMAP também podem utilizar uma atmosfera modificada formada por CO2 e O2 e apresentam microperfurações na sua superfície, conforme ilustrado abaixo.

No interior das embalagens de hortaliças, deve haver concentrações de CO2 elevadas e valores de O2 reduzidos, mas não próximos de zero, a fim de evitar a deterioração desses produtos. Para essa finalidade, embalagens EMAP são mais adequadas que as MAP, uma vez que as microperfurações possibilitam a troca de gases, impedindo o acúmulo de CO2 liberado pelos vegetais e permitindo a entrada de O2. Os gráficos a seguir representam as variações de concentrações de CO2 e O2 ao longo do tempo nas embalagens EMAP e MAP:

Com base na análise dos gráficos, uma vantagem do uso da embalagem EMAP em relação à MAP na conservação de hortaliças é:
A) impedir trocas de gases com o meio externo
B) reduzir a oxidação dos alimentos da embalagem
C) evitar proliferação de microrganismos anaeróbios
D) permitir alterações acentuadas na atmosfera modificada

03) Considere a ilustração abaixo, de uma célula animal com padrão diploide de seis cromossomos, ou seja, 2n = 6, em divisão celular.

A partir da ilustração, observa-se a ocorrência do seguinte processo:
A) reposição de células mortas
B) multiplicação celular assexuada
C) formação de células reprodutoras
D) produção de células totipotentes

04) Macromoléculas polares são capazes de atravessar a membrana plasmática celular, passando do meio externo para o meio interno da célula.
Essa passagem é possibilitada pela presença do seguinte componente na membrana plasmática:
A) açúcar
B) proteína
C) colesterol
D) triglicerídeo

05) Com o objetivo de reduzir impactos ambientais, pesquisadores vêm testando alternativas para substituir o plástico comum por novos materiais, como o PHB. Esse polímero é produzido a partir do bagaço da cana e se transforma em CO2 e H2O quando se decompõe.
Uma vantagem para o meio ambiente está associada à seguinte característica desse novo polímero:
A) interfere no ciclo do carbono
B) é composto por fonte renovável
C) intensifica a magnificação trófica
D) é resistente à degradação bacteriana

RESOLUÇÃO:
01) A produção de ovos depende de grande quantidade de proteína, o que é conseguido com a alimentação sanguínea (plasma é rico em proteínas). O macho é fitófago (nutre-se de seiva).
Resp.: B

02) Nas embalagens EMAP o nível de O2 no interior da embalagem é mantido baixo, mas não próximo de zero, o que dificulta a proliferação de organismos anaeróbios.
Resp.: C

03) A figura mostra uma célula em anáfase I (está ocorrendo migração de cromossomos DUPLOS para os polos da célula). Em animais, a meiose é responsável pela formação de células reprodutoras.
Resp.: C

04) A membrana plasmática é formada por proteínas e por uma bicamada de fosfolipídios, fortemente apolar (o que dificulta o fluxo de substâncias polares). Dessa forma, a passagem de substâncias polares pela membrana plasmática ocorre por meio das proteínas da membrana.
Resp.: B

05) Como o PHB é produzido a partir do bagaço de cana, trata-se de uma fonte energética renovável, ao contrário do petróleo, usado na produção dos plásticos convencionais.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
UERJ 2015 – 1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *