USS 2017-2 MEDICINA
01) Durante a história evolutiva das plantas, diversas pressões seletivas do meio ambiente promoveram adaptações estruturais ou funcionais, que favoreceram a sobrevivência e a reprodução desse grupo nos mais distintos ecossistemas.
Uma característica adaptativa que permite a sobrevivência de uma espécie vegetal em manguezais é:
A) raiz aérea
B) fruto carnoso
C) caule espesso
D) folha com espinho
02) Deriva continental é uma teoria que explica a atual formação dos continentes. Esse fenômeno promoveu mudanças geomorfológicas que reconfiguraram a distribuição de terras pela alteração dos níveis dos oceanos, formando extensas áreas adjacentes ou ilhando populações inteiras de uma mesma espécie.
O processo evolutivo, decorrente do isolamento dessas populações por um longo período de tempo, é denominado:
A) migração
B) especiação
C) seleção natural
D) recombinação gênica
03) O bisfenol A (BPA) é uma substância presente na maioria das embalagens de plástico feitas de policarbonato.
Estudos sugerem que, ao entrar em contato com o organismo humano, essa substância pode agir de forma similar ao estrogênio e afetar diretamente o funcionamento de algumas glândulas endócrinas.
Desta forma, uma consequência da ação do BPA no organismo feminino é:
A) antecipar o período da menopausa
B) inibir o crescimento do endométrio
C) aumentar a produção de testosterona
D) estimular o amadurecimento do folículo ovariano
04) Uma planta aquática foi colocada em um tubo de ensaio cheio de água, que foi hermeticamente fechado. Em seguida esse sistema foi mantido sob iluminação solar em condições ideais por algumas horas, para que a fotossíntese ocorresse com eficiência máxima.
Ao longo do experimento, foram medidos o pH e as concentrações de oxigênio (O2) e gás carbônico (CO2) da água contida no tubo de ensaio.
A representação gráfica da variação do pH, nesse caso, é:
RESOLUÇÃO:
01) Uma característica adaptativa das plantas de regiões de mangue é a presença de raízes aéreas (com geotropismo negativo), portadoras de aberturas (os pneumatódios), por onde ocorre entrada de ar.
Resp.: A
02) Quando duas (ou mais) populações ficam isoladas geograficamente por muito tempo, diferenças podem acumular entre elas, a ponto de elas não mais produzirem descendentes férteis. Diz-se, então, que as populações estão isoladas reprodutivamente – o que configura que são espécies diferentes.
Resp.: B
03) Os estrogênios são hormônios com múltiplas funções no sexo masculino. Dentre os estrogênios, o estradiol tem importante papel no ciclo menstrual, estimulando a maturação dos folículos e a consequente liberação do ovócito.
Resp.: D
04) Com a realização da fotossíntese há redução do CO2 dissolvido na água, o que provoca um aumento do pH.
Cabe ressaltar que o CO2 reage com água, formando ácido carbônico, que reduz o pH.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– USS 2017 – Medicina – prova de biologia resolvida
Oi! A respeito da questão 4, a respiração não interfere no processo, talvez mantendo o pH constante?
Olá Brenda. Obrigado pela participação! O enunciado diz que a fotossíntese ocorreu com intensidade máxima. Isso sugere uma redução da concentração de CO2 no meio em que a planta se encontrava (por isso, o aumento do valor do pH).