Unig – Nova Iguaçu – vestibular 2018-2 prova para medicina

RESOLUÇÃO DA PROVA DE BIOLOGIA DA UNIG – NOVA IGUAÇU –

VESTIBULAR 2018-2

01)

A figura esquematiza elementos celulares participando do processo mitótico. A partir da análise da figura, é correto afirmar:
01) A estrutura A persiste durante todo o ciclo de vida de uma célula.
02) A função da estrutura A está associada à separação de cromátides-irmã.
03) A ligação entre a estrutura A e os cromossomos ocorre em um momento de leve compactação das moléculas de DNA.
04) A estrutura B está presente em células com padrão procariótico de organização.
05) No momento descrito, cada cromossomo apresenta uma molécula de DNA ainda não duplicada.

QUESTÃO 02
No período embrionário humano, compreendido entre quatro e oito semanas após a concepção, o sistema cardiovascular é o primeiro a se estabelecer no transcorrer de eventos que determinam a organização da forma do corpo. No início desse período, os principais sistemas de órgãos já começam a se formar. Entretanto o funcionamento da maioria deles é mínimo, com exceção do sistema cardiovascular. (DIAS, 2018)

O sistema cardiovascular se desenvolve em um processo coevolutivo de estruturas interrelacionadas morfofisiologicamente, que resulta em

01) existência de sistema vascular com ramificação divergente, que sempre conduz sangue arterial.
02) diferenciação de células nucleadas e em pequeno número, que captam o oxigênio e o disponibilizam para as células.
03) estabelecimento do plasma como um meio intersticial aquoso, que constitui um ambiente hipertônico para as células.
04) presença de vasos microscópicos de paredes permeáveis, formando retículos, que estabelecem a continuidade entre o sistema arterial e o venoso.
05) ocorrência de vasos de maior calibre e paredes pulsáteis, que levam o sangue venoso do coração para todas as outras regiões do corpo.

QUESTÃO 03
Cada gota de água nos cem metros que formam a camada superior do oceano contém milhares de seres microscópicos que flutuam livremente e são conhecidos como fitoplâncton. Esses organismos unicelulares, entre os quais há diatomáceas e outras algas, habitam três quartos da superfície da Terra e, apesar disso, correspondem a menos de 1% das 600 bilhões de toneladas métricas de carbono contidas em sua biomassa fotossintética. Mas o fato de ser pequena não impede que essa floresta praticamente invisível tenha um poder decisivo nos ciclos naturais mais críticos do planeta. (FALKOWSKI, p. 44)

A atividade fotossintética referida no texto se traduz, em nível celular, na

01) absorção de oxigênio molecular com vistas à obtenção de energia.
02) quebra de moléculas combustíveis em vias metabólicas anaeróbicas.
03) produção de glicose a partir da fixação do CO2 atmosférico, à custa da energia luminosa.
04) produção de bioluminescência a partir da transdução da energia química dos alimentos.
05) formação de moléculas de água em processos relacionados ao equilíbrio osmótico.

QUESTÃO 04
Agora está comprovado: filho de peixe, peixinho é”.

Pesquisadores norte-americanos demonstraram que a pesca preferencial de peixes graúdos compromete o tamanho das futuras gerações de peixe. Em estudos com populações de manjuba Menidia menidia, parente da sardinha, em tanques controlados, os pesquisadores coletaram, apenas, os peixes maiores, simulando a pesca. O resultado foi uma redução significativa da taxa média de crescimento dos peixes, após quatro gerações. (NOGUEIRA, 2018)

Considerando-se os mecanismos da evolução biológica, é correto afirmar que a situação descrita no texto constitui um exemplo de

01) seleção sexual, por envolver cruzamento preferencial entre peixes pequenos.
02) seleção estabilizadora, por homogeneizar o tamanho dos peixes da 4ª geração.
03) sucesso reprodutivo diferencial, devido ao maior número de gametas produzidos por peixes pequenos.
04) seleção artificial, refletindo-se no aumento da frequência de genes associados ao tamanho pequeno dos peixes.
05) sobrevivência dos mais aptos, mostrada na natureza, pela maior capacidade de os peixes pequenos escaparem da predação.

QUESTÃO 05

O esquema representa o fluxo de energia em um ecossistema aquático. Considerando-se a comunidade representada na ilustração, é correto afirmar:

01) O nível trófico indicado em A é o de maior disponibilidade energética.
02) Peixes que se alimentam de fitoplâncton ocupam o nível trófico indicado em C.
03) Os organismos que integram os níveis tróficos C e D ocupam o mesmo nicho ecológico.
04) A energia calorífica dissipada na respiração é reaproveitada pela comunidade.
05) A biomassa dos carnívoros é a fonte direta de energia para os herbívoros.

RESOLUÇÃO:

QUESTÃO 01
A estrutura indicada por A corresponde a uma fibra do fuso, derivada dos microtúbulos, que desaparece ao longo do ciclo celular. Essas fibras têm importante papel na separação das cromátides-irmãs, durante a anáfase.
Em B, tem-se um filamento do áster, também derivado de microtúbulos, sendo característico de células animais.
Resp.: 02

QUESTÃO 02
No sistema cardiovascular há veias, vasos com válvulas aferentes ao coração (levam sangue ao coração) e de artérias, vasos eferentes ao coração (deixam o coração); há veias que transportam sangue arterial (ex.: veias pulmonares) e artérias que transportam sangue venoso (ex.: artérias pulmonares).
Do ventrículo esquerdo parte a artéria aorta, levando sangue arterial. Ela vai se ramificando até formar os capilares sanguíneos, no interior dos tecidos. Cada capilar possui uma extremidade arterial, onde ocorre saída de oxigênio para as células, e uma extremidade venosa (onde ocorre entrada de gás carbônico proveniente das células do tecido); os capilares vão se reorganizando originando as vênulas, que também se juntam formando veias maiores até formar as grandes veias cavas que trazem o sangue de volta ao coração.
Resp.: 04

QUESTÃO 03
No processo fotossintético ocorre absorção de CO2 do meio, que será usado no ciclo de Calvin (no estroma dos cloroplastos) para a produção de matéria orgânica, com utilização de NADPH e de ATP produzidos na fase clara da fotossíntese, além de energia luminosa capturada pelas moléculas de clorofila.
Resp.: 03

QUESTÃO 04
No caso citado tem-se um exemplo de seleção artificial. Por ação antrópica (do homem), os animais de maior porte foram eliminados. Com uma maior taxa reprodutiva dos peixes de menor tamanho, houve um aumento na frequência do gene (alelo) relacionado a esse menor tamanho.
Resp.: 04

QUESTÃO 05
Em uma cadeia alimentar, o conteúdo energético é máximo em nível de produtores. À medida que se afasta dos produtores, o conteúdo energético diminui. Em uma cadeia o fluxo de energia é unidirecional (não há reaproveitamento da energia) e decrescente.
Resp.: 01

VEJA TAMBÉM:
Prova resolvida do vestibular 2014 da FACISB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *