Questão resolvida sobre betabloqueadores, da FCMPB 2019

(FCMPB/2019) Tão consagrados na cardiologia, os betabloqueadores têm muito uso na prática clínica diária. Tratar arritmias, hipertensão, insuficiência cardíaca, enxaquecas e tremores musculares, são os exemplos mais comuns. Por outro lado, eles têm sido utilizados para dopagem de atletas de esportes como tiro ao alvo, o arco e flecha e o golfe, com o objetivo de melhorar o desempenho desses atletas, reduzindo os batimentos cardíacos, tremores e a ansiedade. Por esta razão, a indicação tem sido motivo de preocupação nos grandes eventos esportivos. Os betabloqueadores atuam sobre os receptores de:

A) Adrenalina e noradrenalina
B) Histamina e noradrenalina.
C) Serotonina e histamina.
D) Adrenalina e histamina
E) Serotonina e adrenalina.

RESOLUÇÃO:
Os hormônios adrenalina e noradrenalina intensificam os batimentos cardíacos, preparando o organismo para uma situação de perigo. É sobre os receptores desses hormônios que os betabloqueadores atuam, o que leva a uma redução dos batimentos cardíacos, tremores e da ansiedade.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre hormônios no momento do vestibular, da UFC
Questão resolvida sobre acetilcolina, da UFG
Questão resolvida sobre hormônios, da Unifacig 2017

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*