(UEM-PAS/2024) Assinale o que for correto sobre as trocas gasosas envolvidas nos processos de respiração animal.
01) Mesmo nos animais terrestres, o meio aquoso é sempre necessário para que as trocas gasosas ocorram através dos processos de difusão gasosa.
02) Nos anuros as trocas gasosas podem ocorrer via pele ou pulmões, e a dominância de um processo em relação a outro baseia-se na temperatura ambiente e no metabolismo do animal.
04) As trocas gasosas que acontecem no corpo humano são essenciais para a manutenção do pH do sangue.
08) O aumento da concentração de CO2 no sangue humano causa a sua alcalinização, ou seja, o aumento do pH.
16) Nas trocas gasosas o CO2 em contato com a água gera H2CO3.
RESOLUÇÃO:
01) Correto. Para que a difusão gasosa ocorra, o gás deve estar dissolvido em um meio líquido. Nos animais terrestres, as superfícies respiratórias (pulmões, por exemplo) precisam estar úmidas para que o oxigênio e o dióxido de carbono possam difundir-se.
02) Correto. Nos anuros (como sapos e rãs), a respiração pode ocorrer tanto pela pele (respiração cutânea) quanto pelos pulmões (respiração pulmonar). Em ambientes frios ou com baixa atividade metabólica, a respiração cutânea tende a ser mais predominante, enquanto em temperaturas mais elevadas e com maior demanda metabólica, a respiração pulmonar pode ser mais ativa.
04) Correto. As trocas gasosas no corpo humano, especialmente a remoção de dióxido de carbono (CO2), são cruciais para o controle do pH sanguíneo. O CO2, quando dissolvido no sangue, forma ácido carbônico (H2CO3), que pode alterar o equilíbrio ácido-base do organismo.
08) Incorreto. O aumento da concentração de CO2 no sangue leva à formação de ácido carbônico (H2CO3), o que reduz o pH, causando acidose (acidificação do sangue), e não alcalinização.
16) Correto.
Resp.: 23 (01 + 02 + 04 + 16)
VEJA TAMBÉM:
– Resolução da questão sobre respiração em animais, da Unicamp
Seja o primeiro a comentar