Questão sobre tuberculose, da Multivix.

Questão sobre tuberculose, da Multivix

(Multivix/2013) Nos últimos tempos algumas doenças já tidas como controladas, por exemplo a tuberculose, estão causando um número crescente de mortes em vários países, como o Brasil. Sobre esta doença é INCORRETO afirmar que:
A) Espécies de micobactérias, como a Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, podem causar a tuberculose.
B) A doença afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
C) A transmissão é indireta, uma vez que o doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.
D) O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, caso contrário o paciente pode ter uma infecção ainda mais grave.
E) Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas que podem ser tosse seca contínua, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, com pus ou sangue; cansaço excessivo e febre baixa geralmente à tarde.

Resolução:
A transmissão da tuberculose é DIRETA, de uma pessoa para outra, através de gotículas de saliva contendo o agente etiológico, eliminadas na tosse, fala ou espirro.
Resp.: C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *