Questão envolvendo gráfico sobre potencial de membrana

Confira questão sobre potencial de membrana

(Cesgranrio/2015) O Gráfico abaixo traduz a situação dos neurônios humanos
em momentos de repouso e em momentos de plena atividade. As letras estão indicando esses momentos.
Considerando-se o transporte de íons na membrana, deduz-se que o período de repouso, ou seja, de polarização, está indicado e justificado da seguinte forma:
A) Y indica a posição de carga elétrica positiva do lado externo (voltado para fora da célula).
B) X indica a posição de carga elétrica negativa se deslocando para o lado interno da célula (em contato com o citoplasma).
C) V indica a posição de carga elétrica positiva do lado externo e carga elétrica negativa do lado interno (em contato com o citoplasma).
D) W indica a posição de carga elétrica negativa do lado externo e carga elétrica positiva no lado interno (em contato com o citoplasma).
E) Z indica a posição de carga elétrica positiva do lado externo e carga elétrica negativa do lado interno (em contato com o citoplasma).

Resolução:
Um neurônio em repouso tem potencial de membrana na ordem de -70 mV (o interior da célula apresenta carga negativa). No gráfico acima, X corresponde ao momento em que está ocorrendo uma inversão da polaridade (é comum os livros trazerem a informação despolarização). Em Y, o neurônio está conduzindo o impulso nervoso (diz-se que o neurônio possui um potencial de ação). Em Z tem início uma repolarização da membrana (a membrana volta a ter a configuração de cargas do estado de repouso). Em W tem-se uma hiperpolarização da membrana, que volta ao estado normal (de repouso) em V.
Resp.: C

Veja também:
Questão sobre ato reflexo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *