Questões discursivas comentadas sobre fotossíntese

01) (São Camilo/2016) Analise o esquema simplificado dos processos realizados na fotossíntese.

A) As letras A, B, C e D no esquema correspondem, respectivamente, a que compostos químicos?
A:
B:
C: 
D:

B) Considere a vida de uma paineira, desde a sua germinação até seu estágio adulto. Durante todo esse período de tempo terá ocorrido maior consumo ou produção de gás carbônico por essa paineira? Justifique sua resposta considerando os processos de fotossíntese e respiração celular.

02) (FCMSC-SP/2024)  Em um experimento, utilizou-se uma planta inteira cultivada em um vaso, mantida em um local com condições ideais aos fatores ambientais. A figura ilustra de forma simplificada os dois processos metabólicos que ocorrem nas células de uma das folhas dessa planta. Uma parte das moléculas de glicose (C6H12O6) produzidas é transportada para a raiz, e estão ocorrendo trocas gasosas com o meio. O gráfico apresenta as velocidades desses dois processos metabólicos em diferentes intensidades luminosas a que essa planta foi submetida.

A) No gráfico, os números 1 e 2 indicam, respectivamente, quais processos metabólicos?

B) Considerando as três intensidades luminosas e os processos representados na figura, cite em qual das três intensidades (X, Y, Z) a planta do experimento foi mantida. Justifique sua resposta com base nas informações contidas na figura.

03) (Fuvest/2013) A tabela traz os comprimentos de onda no espectro de radiação eletromagnética, na faixa da luz visível, associados ao espectro de cores mais frequentemente percebidas pelos olhos humanos. O gráfico representa a intensidade de absorção de luz pelas clorofilas a e b, os tipos mais frequentes nos vegetais terrestres.

Responda às questões abaixo, com base nas informações fornecidas na tabela e no gráfico.
A) Em um experimento, dois vasos com plantas de crescimento rápido e da mesma espécie foram submetidos às seguintes condições:
vaso 1: exposição à luz solar;
vaso 2: exposição à luz verde.
A temperatura e a disponibilidade hídrica foram as mesmas para os dois vasos. Depois de algumas semanas, verificou-se que o crescimento das plantas diferiu entre os vasos. Qual a razão dessa diferença?

B) Por que as pessoas, com visão normal para cores, enxergam como verdes, as folhas da maioria das plantas?

04) (Unicamp) O gráfico abaixo mostra a variação da taxa de fotossíntese de duas espécies de árvores de uma floresta. Uma espécie é de ambiente aberto, enquanto a outra vive sob outras árvores.

A) Indique qual das curvas (a ou b) corresponde à variação da taxa de fotossíntese das árvores de ambientes sombreados. Justifique, utilizando os dados apresentados no gráfico.

B) O que acontece com as plantas em geral, quando atingem o seu ponto de compensação fótico (PCF)? E quando atingem o ponto de saturação luminosa (PSL)? Justifique as duas respostas.

05) (UFLA) Fotossíntese é a transformação da energia radiante em energia química pelas plantas. A respiração é a utilização dos carboidratos para gerar energia na célula. Esses dois processos são complementares, envolvem distintas fases e ocorrem em compartimentos celulares delimitados. Escreva na linha à frente das indicações abaixo os locais celulares específicos de sua ocorrência.

A) Absorção de CO2 pela epiderme foliar: 
B) Fase fotoquímica (clara) da fotossíntese: 
C) Fase bioquímica (escura) da fotossíntese: 
D) Glicólise: 
E) Ciclo dos ácidos tricarboxílicos (ciclo de Krebs): 
F) Cadeia de transporte de elétrons na respiração:

06) (FCMSC-SP/2023) As mudanças climáticas podem estar influenciando nas cores dos girassóis.
Segundo estudos realizados por pesquisadores das universidades de Pittsburg, Virginia e Clemson, dos Estados Unidos, nos últimos 75 anos as plantas aumentaram a pigmentação das brácteas dos girassóis por causa da elevação da temperatura e das variações na camada de ozônio.
Elas fizeram isso para se proteger do excesso de radiação ultravioleta (U.V.), exatamente como os humanos agem ao usar filtro.
(Amauri Segalla. “O Enigma dos girassóis”. Veja, 28.10.2020. Adaptado.)

A) Qual a importância da camada de ozônio para a vida na Terra? Por que a mudança na cor das brácteas dos girassóis pode reduzir a reprodução dessas plantas?

B) Muitas folhas, pétalas e brácteas apresentam diversos pigmentos carotenoides. Qual a importância fisiológica desses pigmentos para a planta? Por que esses pigmentos contribuem para o crescimento mais acelerado das plantas?

07) (Pism – UFJF/2018)   A fotossíntese é um processo essencial à vida, cuja equação simplificada pode ser vista abaixo:

A) Qual é a organela celular que ocorre em vegetais, responsável pelos processos bioquímicos da equação apresentada?

B) Quais são as quatro etapas da fotossíntese?

C) Diferencie organismos autotróficos de organismos heterotróficos.

RESOLUÇÃO:
01)
A) A: H2O              B: O2             C: CO2           D: Glicose (C6H12O6)

B) Deverá ter ocorrido um maior consumo de gás carbônico. Esse gás é consumido no processo de fotossíntese e usado para a biossíntese de moléculas orgânicas como, por exemplo, carboidratos, indispensáveis ao crescimento da planta, tanto como fonte de energia (na respiração celular) como componente estrutural (celulose).

02) 
A) Fotossíntese e respiração, respectivamente.
B) A planta foi mantida na intensidade luminosa Z.  O enunciado cita que a planta foi cultivada em condições ideais aos fatores ambientais; assim, para a planta sobreviver, ela precisa de ser colocada em um ambiente que a intensidade luminosa supera o ponto de compensação fótico, para que a taxa fotossintética (produção de matéria orgânica) supere a taxa respiratória e a planta se desenvolva.

03)
A) Analisando o gráfico e a tabela, verifica-se que os comprimentos de onda entre 500 e 600 nm (aproxidamente) correspondem às cores verde e amarela, que praticamente não são absorvidas pela planta. Dessa forma, a planta iluminada com luz verde (vaso 2) apresentará um crescimento muito inferior àquele apresentado pela planta 1, que foi exposta à luz solar, considerada branca, e que é formada pela composição das cores apresentadas na tabela.

B) Isso acontece porque a cor verde é refletida pelas plantas, atingindo os olhos da pessoa  que, então, enxerga tal cor.

04) 
A) Curva a. Nessa curva, o PSL de a é menor que o de b, assim estas árvores fazem o máximo de fotossíntese em ambiente com pouca luz, assim como o PCF é inferior ao da curva b, isto é, é atingido em intensidade luminosa menor que b.
B) Ao atingir o PCF, isto é, quando as taxas de fotossíntese e de respiração estão em equilíbrio, a planta não cresce, pois a taxa de consumo de CO2 pela fotossíntese é igual à de CO2 liberado pela respiração. No PSL a planta estabiliza a taxa de fotossíntese no seu ponto máximo porque, apesar de haver disponibilidade de luz, algum outro fator relacionado à fotossíntese age como limitante do processo, mas a planta continua crescendo.

05) 
A) Estômatos
B) Tilacoides
C) Estroma
D) Citosol
E) Matriz mitocondrial
F) Cristas mitocondriais

06)
A) A camada de ozônio atua como um filtro protetor, bloqueando parte da radiação ultravioleta emitida pelo sol.  
A alteração na cor das brácteas pode comprometer a propagação dos girassóis uma vez que pode interferir na atração de abelhas, indispensáveis à polinização e, consequentemente, formação das sementes.

B) Os carotenoides contribuem na absorção de energia luminosa, absorvendo luz de outros comprimentos de onda, o que aumenta a eficiência fotossintética, levando a uma maior produtividade pela planta, o que acelera seu crescimento. Além disso, os carotenoides têm papel fotoprotetor; os carotenoides absorvem e dissipam o excesso de energia luminosa  que provocaria danos às clorofilas. 

07) 
A) A organela envolvida nos processos bioquímicos da equação apresentada é o cloroplasto. 
B) As quatro etapas da fotossíntese são:
* Absorção de luz
*  Transporte de elétrons que leva à redução de NADP+ e NADPH
*  Produção de ATP
* Fixação de carbono
C) Organismos autotróficos são capazes de produzir seu próprio alimento, produzindo substâncias orgânicas a partir de inorgânicas, através de fotossíntese ou quimiossíntese. Organismos heterotróficos necessitam se alimentar de substâncias orgânicas do meio externo.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*