Questão resolvida sobre jardins verdes, da Uninassau

(Uninassau/2016-2) Uma das sete maravilhas do mundo antigo pode ser uma solução para melhorar a qualidade de vida das grandes cidades: os jardins suspensos. Várias cidades do mundo estão dando incentivos fiscais para residências ou estabelecimentos comerciais que implantam jardins em suas coberturas. Os chamados “telhados verdes” podem ajudar de diversas formas o ambiente, mas talvez sua contribuição mais sensível seja na diminuição da temperatura das chamadas “ilhas de calor” comuns em centros urbanos. Como os jardins verdes podem contribuir com a diminuição da temperatura desses locais?

A) As plantas ao respirarem absorvem gás carbônico, um dos principais responsáveis do aquecimento global.
B) As plantas ao fazerem fotossíntese liberam oxigênio, que diminui o impacto do calor no ambiente ao redor delas.
C) As plantas realizam respiração aeróbia liberando gás carbônico, gás que atenua os efeitos do aquecimento global.
D) As plantas realizam fotossíntese absorvendo o gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
E) Apesar de terem vários efeitos benéficos, os jardins verdes não influenciam a temperatura por formarem uma comunidade clímax.

RESOLUÇÃO:
Uma contribuição que as plantas podem dar para a diminuição da temperatura é a redução da concentração de CO2 na atmosfera, um dos gases relacionados ao efeito estufa e que é absorvido pelas plantas no processo fotossintético.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre efeito da pecuária no ambiente, da Unesc 2014

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *