01) (PISM-UFJF/2023) Os peixes podem ser classificados em dois grandes grupos, Osteichthyes e Chondrichthyes, de acordo com suas características morfológicas. A tabela abaixo apresenta características de diferentes tipos de peixes. Analise a tabela e responda às questões abaixo:
03) (Unicamp) Uma dona de casa, querendo preparar uma caldeirada de frutos do mar, obteve uma receita que, além de vegetais e temperos, pedia a inclusão de cação, camarão, lagosta, mexilhão e lula. Ela nunca havia preparado a receita e não conhecia os animais. O filho explicou que esses animais eram: um peixe cartilaginoso (cação), crustáceos (camarão e lagosta) e moluscos (mexilhão e lula).
RESOLUÇÃO:
01)
A) São Condríctes: cação-anjo e tubarão baleia
São osteíctes: Cascudo, piramboia e bagre.
B) A linha lateral contém células sensoriais (neuromastos) envolvidas com a percepção de temperatura, pressão e correntes d´água.
C) Em peixes que não possuem a bexiga natatória, como os tubarões, o fígado armazena grande quantidade de óleos, o que reduz a densidade do animal e auxilia na flutuabilidade.
02)
A) O opérculo tem a função de proteger as brânquias, além de garantir um fluxo de água adequado para que ocorram as trocas gasosas entre os capilares sanguíneos branquiais e água. É uma estrutura presente nos peixes ósseos.
B) A figura apresenta um erro ao indicar o sentido do fluxo de água. Nas brânquias, as água tem um fluxo oposto ao sentido do sangue venoso, o que possibilita uma melhor hematose (trocas gasosas), isto é, uma passagem de CO2 do sangue para a água e de O2 da água para o sangue com mais eficiência.
03)
A) Algumas características dos moluscos que poderiam auxiliar a identificação são o corpo mole, recoberto por concha calcária (maioria) / presença de rádula (ausente nos bivalves) / corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral.
B) Os peixes ósseos possuem brânquias cobertas por opérculo, o que não ocorre nos peixes cartilaginosos; nos peixes ósseos, a nadadeira caudal é homocerca (maioria), enquanto nos condríctios a nadadeira caudal é heterocerca (maioria).
04)
A) Os peixes ósseos possuem, essencialmente, fecundação externa, isto é, fêmeas e machos liberam gametas na água, onde ocorre a fecundação. Já os peixes cartilaginosos, como os tubarões, possuem fecundação interna, o que possível graças à presença de clásper, que corresponde a um raio da nadadeira pélvica modificado em órgão copulador.
B) No caso dos peixes ósseos, o desenvolvimento é do tipo indireto, com a presença de uma larva conhecida como alevino.
No caso dos peixes cartilaginosos, o desenvolvimento é direto.
Seja o primeiro a comentar