Dinâmica 2015 – vestibular para medicina parte 2

06) Associe as duas colunas relacionando os representantes da flora com os biomas brasileiros onde são encontrados.
1. Pau‐brasil.
2. Mandacaru.
3. Indaiá.
4. Carandá.
(  ) Cerrado.
(  ) Pantanal.
(  ) Mata Atlântica.
(  ) Caatinga.
A sequência está correta em
A) 1, 4, 3, 2.
B) 2, 1, 4, 3.
C) 2, 3, 1, 4.
D) 3, 4, 1, 2.

07) Analise as afirmativas que descrevem algumas funções vitais dos moluscos.
I. Todos os representantes dos moluscos apresentam respiração branquial, com brânquias localizadas na cavidade do manto em todas as espécies.
II. O sistema circulatório dos moluscos é fechado, e o sangue é impulsionado dentro dos vasos por meio de corações, que são estruturas musculosas que se contraem ritmicamente.
III. O sistema digestório é completo, sendo que nos cefalópodes o alimento se desloca por movimentos peristálticos na musculatura da parede do tubo digestório.
IV. Em relação ao sistema sensorial, algumas espécies de bivalves apresentam receptores de luminosidade semelhantes a olhos, mas que não formam imagens.
V. Muitos gastrópodes apresentam células epidérmicas denominadas cromatóforos, que permitem mudar de cor e se camuflar no ambiente, ficando pouco visíveis a predadores e presas.
Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
A) I, II e V.
B) I, IV e V.
C) II, III e V.
D) III, IV e V.

08)  “Os diferentes tipos de tecidos epiteliais podem se originar dos três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme. O epitélio que reveste o sistema digestório, como também o fígado e o pâncreas, é de origem _______________. O peritônio, a pleura o epitélio do sistema genital são de origem _____________. As cavidades nasais, as glândulas mamárias, salivares e sebáceas têm origem ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) ectodérmica / endodérmica / mesodérmica
B) endodérmica / ectodérmica / mesodérmica
C) endodérmica / mesodérmica / ectodérmica
D) mesodérmica / endodérmica / ectodérmica

09)  A figura ilustra uma planta com caule rastejante, com setas indicando espaços entre as raízes.

Esses espaços típicos em caules rastejantes denominam‐se:
A) Estipes.
B) Acúleos.
C) Estolões.
D) Gavinhas.

10) Analise as figuras a seguir. 

As relações observadas nas figuras se referem, respectivamente:
A) Mutualismo, parasitismo e colônia.
B) Mutualismo, inquilinismo e colônia.
C) Protocooperação, inquilinismo e sociedade.
D) Protocooperação, comensalismo e sociedade.

RESOLUÇÃO:
06) O pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica, enquanto o mandacaru (uma cactácea) é típica da Caatinga.
O indaiá é uma palmácea característica do Cerrado e do Meio-Norte. Já o carandá é uma arecácea, nativa nos Chacos bolivianos, sendo encontrada também na região do Pantanal.
Resp.: D

07) Estão INCORRETOS os itens I, II e V.
I: Nem todos os moluscos respiram por brânquias e, naqueles com respiração, nem sempre as brânquias encontram-se na cavidade do manto.
II: O sistema circulatório dos moluscos é aberto (exceto na Classe Cephalopoda);
V: Os cromatóforos são comuns em moluscos cefalópodes.
Resp.: A

08)  O epitélio que reveste o tubo digestório (além de fígado e de pâncreas) é de origem endodérmica; o peritônio, a pleura e o epitélio do sistema genital é de origem mesodérmica, enquanto a cavidade nasal e as glândulas citadas são de origem ectodérmica.
Resp.: C

09) Estes espaços que aparecem em caules rastejantes (facilmente percebidos no morangueiro) são os estolões. De espaço em espaço, fixam-se no solo, formando tufos de raízes e novos ramos.
Resp.: C

10) A figura I mostra uma associação de fungo com alga (formando um líquen) – caso de mutualismo.
A figura II mostra o fierásfer abrigando-se no tubo digestório do pepino-do-mar – caso de inquilinismo.
A figura III mostra um coral cérebro, um caso de colônia.
Resp.: B

Veja também:
Dinâmica 2015 – prova para medicina resolvida parte 1
Dinâmica 2017 – prova comentada
Dinâmica 2017-2 prova comentada

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *