Prova resolvida do vestibular 2018 da UPF

UPF 2018 – prova de biologia resolvida

01) 

“A araucária (Araucaria angustifolia) é a mais bela e imponente árvore do Sul do Brasil. É uma planta muito antiga que chegou a constituir mais de 40% das árvores existentes na Floresta Ombrófila Mista, por isso mesmo conhecida como Mata de Araucárias. É uma espécie pioneira, cuja proteção permite o crescimento das demais espécies ao seu redor. Os animais e mesmo parte da cultura brasileira dependem da araucária. Um dos pratos típicos, o pinhão, também está no cardápio obrigatório da fauna desse ecossistema.”
(Disponível em: http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com.br/2008/08/importncia-daaraucria-e-tentativa-de.html. Adaptado. Acesso em 3 set. 2017)

Em relação às características botânicas da araucária, assinale a alternativa correta.
A) Seus gametófitos são microscópicos e nutricionalmente dependentes do esporófito.
B) É uma gimnosperma monoica, pertencente ao grupo das coníferas.
C) As sementes, os pinhões, são produzidas nos frutos denominados pinhas.
D) É uma espécie caducifólia, com folhas simples e lanceoladas.
E) Apresenta xilema constituído por traqueídeos e elementos de vaso, que funcionam como células condutoras de água e de sustentação.

02) As espécies de uma comunidade ecológica podem se dividir em níveis tróficos. Em relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta.
A) Um nível trófico se refere às espécies que utilizam a mesma fonte de energia ou têm os mesmos hábitos alimentares.
B) As espécies autotróficas constituem o nível trófico dos produtores primários.
C) Uma teia alimentar resulta da interação de várias cadeias alimentares.
D) Espécies onívoras fazem parte de vários níveis tróficos.
E) As espécies herbívoras constituem o nível trófico dos consumidores secundários.

03)

O papagaio-charão (Amazona pretrei) é uma das espécies da nossa fauna que está intimamente associada às florestas com araucárias, pois durante o período de maturação dos pinhões, essas sementes constituem o seu principal item alimentar. Trata-se de uma espécie ameaçada de extinção. No dia 22 de maio de 2017, o projeto “Dois papagaios ameaçados da Floresta com Araucárias: um esforço de conservação comum”, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA), foi um dos vencedores do II Prêmio Nacional da Biodiversidade, em reconhecimento aos esforços para a conservação dessa bela ave.
Em relação às caraterísticas gerais das aves, assinale a alternativa correta.
A) Regulação da temperatura corporal ectotérmica.
B) Circulação simples e incompleta, coração com três câmaras.
C) Excreção por meio de rins metanéfricos e ausência de bexiga urinária.
D) Pele elástica, rica em glândulas sebáceas presentes na base das penas.
E) Estômago dividido em duas partes, denominadas papo e moela.

04) Os ácidos nucleicos são assim denominados devido ao seu caráter ácido e em razão de terem sido originalmente descobertos no núcleo das células. Sobre essas moléculas, podemos afirmar corretamente que
A) as duas cadeias polinucleotídicas de DNA se orientam de forma antiparalela e mantêm-se unidas por ligações fosfodiéster.
B) uma das diferenças entre os dois tipos de ácidos nucleicos é a sua localização dentro das células, o DNA somente no núcleo e o RNA somente no citoplasma.
C) na cadeia polinucleotídica de RNA, os nucleotídios se ligam uns aos outros por meio de ligações de hidrogênio.
D) na composição dos nucleotídios dessas moléculas, são encontradas uma hexose, um fosfato e uma base nitrogenada.
E) se no DNA de uma célula forem encontrados 18% de nucleotídios com a base nitrogenada timina (T), serão encontrados, também, 32% de nucleotídios com a base nitrogenada citosina (C).

05) Segundo as Leis de Mendel, nas células somáticas, os genes encontram-se aos pares, porém, durante a formação dos gametas, eles segregam. Com base nessa informação, é possível que indivíduos com genótipo
A) VvTT produzam gametas V, v e T.
B) RR produzam gametas RR.
C) CcMM produzam gametas Cc e MM.
D) BBAa produzam gametas BA e Ba.
E) DDEe produzam gametas D e Ee.

06) A hepatite, caracterizada como uma inflamação do fígado, é atualmente um grave problema de saúde pública não só no Brasil, mas no mundo todo. Ela pode ser causada por vírus, doenças autoimunes, metabólicas, genéticas, ou, ainda, pelo uso de alguns medicamentos, álcool e/ou outras drogas. Sobre a hepatite causada por vírus, analise as afirmativas a seguir.
I. As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C.
II. A hepatite A pode ser adquirida devido a condições precárias de saneamento básico, de higiene pessoal e dos alimentos.
III. A hepatite B pode ser transmitida pela prática de sexo desprotegido, pelo compartilhamento de agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha, por exemplo.
IV. Os vírus causadores das Hepatites A, B e C são retrovírus.
Está correto o que se afirma em
A) II e III, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

07) Um indivíduo bateu a cabeça durante um acidente e teve uma lesão no lobo encefálico frontal. Devido a essa lesão, é de se esperar que esse indivíduo apresente
A) dificuldade em reconhecer sons.
B) alterações no tato e na capacidade de sentir dor.
C) alterações na visão.
D) alterações no equilíbrio.
E) dificuldades para articular a fala.

08)

Um dos maiores conceitos unificadores da Biologia diz que toda a vida se conecta por sua história evolutiva. Por isso, estudos filogenéticos têm se tornado cada vez mais importantes, já que, por meio deles, é possível desvendar a história evolutiva dos seres vivos. Em relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das principais fontes de informação filogenética é a morfologia, mas qualquer característica geneticamente determinada pode ser usada em análise filogenética.
II. Uma árvore filogenética é um diagrama que retrata uma reconstrução da história evolutiva de relações entre organismos.
III. Em estudos filogenéticos, características compartilhadas por duas ou mais espécies, herdadas de um ancestral comum, denominam-se características homólogas.
IV. Numa árvore filogenética, denomina-se clado qualquer táxon que agrupa os descendentes evolutivos de um ancestral comum.
Está correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I, II, III e IV.
C) II, III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) II e III, apenas.

Resolução:
01) As araucárias são plantas do grupo das gimnospermas, cuja característica marcante é a ausência de fruto (sementes nuas). É uma planta de folhas perenes e aciculadas. Não há elementos de vaso no xilema das gimnospermas.
Resp.: A

02) Em uma cadeia alimentar, as espécies herbívoras são classificadas como consumidores primários.
Resp.: E

03) As aves são animais endotérmicos ( a temperatura corporal é controlada por mecanismos internos), com circulação dupla e completa. A excreção ocorre por meio de rins metanéfricos e o ácido úrico é o principal produto nitrogenado excretado. Não há glândulas na pele (única glândula presente é a uropigiana) e  o estômago pode ser dividido em moela (estômago mecânico) e proventrículo (estômago químico).
Resp.: C

04) A molécula de DNA é constituída por duas cadeias antiparalelas unidas entre si por meio de ligações de hidrogênio que se estabelecem entre as bases nitrogenadas. As ligações fosfodiéster ligam nucleotídeos entre si, tanto no DNA como no RNA. Cada nucleotídeo é formado por uma pentose (açúcar com 5 átomos de carbono), uma base nitrogenada e um grupo fosfato.
Tanto o DNA como o RNA ocorrem tanto no núcleo como no citoplasma da célula.
Como no DNA as bases formam pares específicos (A com T e C com G), se numa molécula de DNA há 18% de timina, o percentual de adenina também será de 18%. Logo, restaram 64%, que serão divididos para citosina e guanina (32% para cada).
Resp.: E

05) Indivíduos com genótipo VvTT produzirão gametas VT e vT;
Indivíduos com genótipo RR produzirão gametas R;
Indivíduos com genótipo CcMM produzirão gametas CM e cM;
Indivíduos com genótipo BBAa produzirão gametas BA e Ba;
Indivíduos com genótipo DDEe produzirão gametas DE e De.
Resp.: D

06) I. Verdadeira.
II. Verdadeira (contaminação feco-oral).
III. Verdadeira.
IV. Falsa. O vírus da hepatite A e da hepatite C são vírus de RNA, porém, não são retrovírus. Já o vírus da hepatite B é um vírus de DNA.
Resp.: B

07) O chamado lobo frontal do encéfalo (localizado na testa) está relacionado com o planejamento de ações e movimento e, ainda, com o pensamento abstrato.
Resp.: E

08)
I. Verdadeira.
II. Verdadeira
III. Verdadeira. São características que têm uma mesma origem embriológica, podendo apresentar ou não a mesma função.
IV. Verdadeira.
Resp.: B

Veja também:
Prova resolvida – Udesc 2018 parte 1
Prova resolvida – Udesc 2018 parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *