Questão discursiva resolvida envolvendo níveis de organização, da Unicamp

(Unicamp) Os seres vivos têm níveis de organização acima do organismo, e a Ecologia é a área da Biologia que estuda as relações entre os organismos e destes com o ambiente em que vivem. Entre os vários níveis de organização, podem ser citados a população, a comunidade e o ecossistema.
A) As figuras adiante representam a biomassa de níveis tróficos em dois tipos de ecossistema. Relacione cada uma das figuras com um ecossistema. Justifique.

B)  Explique como o dióxido de enxofre (SO2), liberado na atmosfera por diversas indústrias, pode afetar a populações dos diferentes níveis tróficos da pirâmide A.

RESOLUÇÃO:

A) Pirâmide A: Ecossistemas terrestres (ex.: florestas).
Pirâmide B: Ecossistemas aquáticos.
Justificativa:
Em um ecossistema terrestre, a biomassa de um nível trófico inferior é sempre maior que a dos níveis tróficos superiores, em decorrência da perda de energia pela respiração celular.
Nos ecossistemas aquáticos, o fitoplânceton (produtores) têm uma taxa de reprodução muito mais rápida que o zooplâncton (consumidores primários) e, assim, em um dado momento a biomassa do zooplâncton pode ser maior que a do fitoplâncton.
B) O SO2 pode reagir com a água presente na atmosfera, ocasionando a chamada chuva ácida que cai no solo, acidificando-o e alterando a solubilidade de uma série de compostos nele presentes. Os produtores serão diretamente afetados e, consequentemente, todos os níveis tróficos seguintes também serão afetados.

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre resíduos de combustíveis fósseis, do Enem 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.