Questão discursiva resolvida sobre hormônios e bócio endêmico, da UFF

(UFF) Ao se fazer a dosagem dos hormônios identificados como P, Q, R, S e T no sangue de um paciente portador de bócio endêmico, afecção caracterizada pela deficiência alimentar de iodo, obteve-se o resultado resumido no gráfico abaixo. Foram representadas, nesse gráfico, as variações percentuais das concentrações plasmáticas desses hormônios do paciente em relação às médias de seus respectivos valores normais de referência (consideradas como 100%):

Indique os hormônios identificados como Q e S. Justifique sua resposta, considerando o mecanismo fisiológico de ação desses dois hormônios.

RESOLUÇÃO:
O hormônio Q é o hormônio tireoideano e o S o hormônio tireotrópico (TSH). No bócio endêmico, a deficiência alimentar de iodo provoca a diminuição de síntese do hormônio tireoideano. Esta menor concentração circulante de hormônio tireoideano acarreta a maior liberação de hormônio tireotrópico (TSH). O TSH estimula a tireoide a produzir e secretar o hormônio tireoideano; sua secreção aumenta
na tentativa de regularizar a produção de hormônio tireoideano.

VEJA TAMBÉM:
Resumo sobre sistema endócrino

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *