Questão resolvida sobre hormônios hipofisários, da UFES

(UFES) A hipófise produz e secreta uma série de hormônios que têm ação em órgãos distintos, sendo, portanto, considerada a mais importante glândula do sistema endócrino humano. Sobre os hormônios hipofisários, é CORRETO afirmar que:
A) o FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.
B) a vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.
C) o hormônio adenocorticotrópico (ACTH) é um esteróide secretado pela adeno-hipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.
D) o comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a influência do hormônio prolactina.
E) o hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) após a ovulação.

RESOLUÇÃO:
O hormônio antidiurético (ADH), também conhecido como vasopressina, atua em nível de túbulos renais, estimulando a reabsorção de água (o que leva à eliminação de uma urina mais concentrada –> o que acontece nas situações em que a pessoa ingere pouca água e/ou transpira muito).
Por outro lado, a liberação excessiva de ADH pela neuroipófise leva a uma eliminação excessiva de água, caracterizando o diabete insípido.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Resumo geral sobre sistema endócrino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *