Questão resolvida sobre contaminação por metais pesados, da UFES

(UFES)  A contaminação por metais pesados e por outros elementos tóxicos presentes no lixo urbano não é um problema apenas da agricultura urbana, pois pode atingir também o lençol freático. Com relação à contaminação das águas por metais pesados e aos danos que ela pode determinar, é CORRETO afirmar que
A) o mercúrio causa maiores danos aos organismos que estão nos níveis tróficos mais baixos da cadeia alimentar, uma vez que, como o cádmio, ele não se acumula nos tecidos.
B)  o mercúrio é um elemento biodegradável, mas acumula-se nas gônadas; portanto, é considerado nocivo e teratogênico.
C) o acentuado caráter iônico da ligação química entre os átomos de mercúrio e carbono no metilmercúrio é responsável pela sua baixa solubilidade em meio aquoso e sua consequente baixa toxicidade.
D) o chumbo é menos tóxico do que o mercúrio, não estando envolvido nos danos mais importantes à saúde humana.
E) a intoxicação por mercúrio se caracteriza por perda da coordenação dos movimentos voluntários, problemas nas articulações das palavras, comprometimento visual e perda da audição.

RESOLUÇÃO:
A) Falsa. O mercúrio é um dos elementos químicos que sofre bioacumulação; portanto, sua concentração é maior nos níveis tróficos mais distantes dos produtores.
B) Falsa. O mercúrio não é biodegradável. O metilmercúrio, principal forma de contaminação pelo ser humano (através da dieta, principalmente, peixes) acumula-se preferencialmente no sistema nervoso.
C) O metilmercúrio é mais tóxico que as formas metálicas do elemento e, portanto, causa severos danos à saúde.
D) Tal como o mercúrio, o chumbo também sofre bioacumulação. No caso do ser humano, o metal compromete funções cerebrais, compromete o funcionamento de rins e do sistema digestório.
E) Devido ao fato de se acumular predominantemente no sistema nervoso, a intoxicação por mercúrio compromete diversas funções de controle nervoso, como movimentos, articulação de palavras, audição, visão….
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre contaminação por mercúrio, do Enem 2020 – Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.