Questão discursiva sobre fatores bióticos e abióticos de um ecossistema

(Famerp/2015) Um ecossistema é composto tanto por fatores bióticos (comunidade ou biota) como por fatores abióticos (variáveis físicas e químicas do ambiente). Nos ecossistemas tais fatores estão fortemente relacionados, proporcionando diversas interações entre os seres vivos e o ambiente físico.
Um impacto ambiental é, essencialmente, uma alteração relevante nos componentes bióticos ou abióticos dos ecossistemas.

a) A queima de combustíveis fósseis (como o óleo diesel e a gasolina) em veículos automotores promove alteração direta em fatores bióticos ou em fatores abióticos de um ecossistema? Justifique sua resposta.

b) Explique de que maneira uma alteração biótica em determinado ecossistema pode gerar um impacto ambiental.

RESOLUÇÃO:
A) A queima de combustíveis fósseis provoca alteração direta nos fatores abióticos. O gás carbônico (CO2) eliminado é um dos responsáveis pelo efeito estufa responsável, por exemplo, por alteração no regime de chuvas no planeta.

B) Um bom exemplo de alteração biótica é a introdução de espécies em um ecossistema. Essa nova espécie pode apresentar uma baixa resistência ambiental e, consequentemente, proliferar de forma muito rápida, competindo com as espécies nativas por diversos recursos, podendo levá-las ao desaparecimento, provocando alterações no equilíbrio daquele ecossistema.

VEJA TAMBÉM:
Famema 2020: prova discursiva de biologia resolvida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *