Questão resolvida sobre síndrome de Down, da UFPA

(UFPA/2017) A síndrome de Down consiste em um conjunto de desordens físicas e mentais causadas pela presença de um cromossomo 21 extra. Sobre esta e demais condições associadas, avalie o que se afirma a seguir:
I Nesta síndrome, ocorrem alterações no número de cromossomos, sem que ocorram necessariamente alterações estruturais nas moléculas de DNA da célula.
II Alterações deste tipo são classificadas como aneuploidias. No caso da síndrome de Down está correto afirmar que a fórmula cariotípica dos indivíduos afetados é 2n + 1.
III A causa para a ocorrência da maioria das aneuploidias é a não-disjunção (não-segregação) de cromossomos no curso da meiose.
IV A incidência de síndrome de Down está relacionada com a idade materna: mães com idade mais elevada têm risco maior de darem à luz crianças com a síndrome.
Está correto o que se afirma em:
A) I, II e IV, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

RESOLUÇÃO:
Todos os itens estão corretos.
A síndrome de Down é aneuploidia (variação numérica de 1 ou mais cromossomos – não de todo o genoma), cuja incidência aumenta à medida que a mulher vai envelhecendo.
O caso mais comum é a trissomia do par 21 em todas as células (95% dos casos) e é decorrente da não separação (não disjunção) dos cromossomos na meiose.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
UEMG 2018: prova de biologia resolvida.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *