Questão resolvida sobre fungos e bactérias, da UCS

(UCS/2019) A reciclagem é um processo que consiste na reutilização de materiais − cuja primeira utilidade terminou − em um novo produto igual ou sem relação com o anterior. Diversos materiais como vidro, plástico, metal, papel, entre outros, podem ser reciclados, visando à redução do consumo de matérias-primas. Além disso, a reciclagem minimiza a quantidade de lixo acumulado em aterros sanitários e lixões e contribui para a limpeza das cidades. Esse processo é igualmente importante do ponto de vista socioeconômico, uma vez que gera empregos em cooperativas e colabora diretamente para o aumento da renda de diversas pessoas.
Disponível em: http://www.blogmodainfantil.com.br/dia-mundial-da-reciclagem-ensinar-os-pequenos-desde-cedo-e-pensar-nofuturo-do-planeta/ infografico-2/. Acesso em: 27 nov. 2018. (Parcial e adaptado.)

Nesse sentido, a questão aborda o eixo temático “Reciclagem”.
A compostagem é uma técnica que vem sendo utilizada pelo homem há séculos: trata-se de um processo biológico de reciclagem da matéria orgânica, de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, mediada por fungos e bactérias. Com a popularização da técnica, as composteiras ganharam mais espaço nas casas das pessoas e, para os mais animados, a internet conta com inúmeros tutoriais de como fazê-las.
Disponível em: ttps://cienciainformativa.com.br/pt_BR/compostagem-uma-ideia-inteligente/;https://cienciainformativa.com.br/
en_US/compostagemuma-ideia-inteligente/;https://www.ecycle.com.br/2368-compostagem.html. Acesso em: 21 nov. 2018.
(Parcial e adaptado.)

A partir das informações apresentadas acima e de seus conhecimentos em Biologia sobre fungos e bactérias, assinale a alternativa correta.
A) Os fungos, pertencentes ao reino Fungi, são procariontes, pluricelulares e apresentam nutrição heterotrófica.
B) As bactérias, pertencentes ao reino Monera, distinguem-se dos demais seres vivos porque suas células possuem carioteca envolvendo o material nuclear, isto é, são eucariontes.
C) A principal forma de reprodução das bactérias é a gemiparidade, processo de reprodução assexuada simples e rápido, que consiste na divisão de uma célula, por meiose, em outras duas iguais.
D) Os fungos são organismos aclorofilados que, em associação mutualística com clorofíceas, formam as chamadas micorrizas.
E) A reprodução assexuada em certas espécies de fungos filamentosos pode ocorrer por fragmentação do micélio que, por mitose, dá origem a novos indivíduos idênticos ao seu precursor.

RESOLUÇÃO:
Analisando cada alternativa, tem-se:
A) Falsa. Os fungos são organismos eucariontes.
B) Falsa. As bactéria (Domínio Bacterya) são organismos procariontes.
C) Falsa. A principal forma de reprodução em bactérias é a cissiparidade, e não envolve meiose.
D) Falsa. As micorrizas são associações de fungos com raízes de fanerógamas (plantas).
E) Verdadeira.
Resp.: E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *