(Unifor/2019-2) A meningite meningocócica pode ser confundida com infecções menos ameaçadoras – principalmente durante a temporada de gripe e afins. Quem faz o alerta é a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp).
As semelhanças entre gripe e meningite são febre alta e mal-estar abruptos, além de vômito. Depois, elas evoluem de maneiras diferentes.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/meningite-pode-ser-confundida-com-outras-infeccoes-emcirculacao-por-aqui/.
Acesso em: 07 abr. 2019.
Sobre as patologias citadas, meningite meningocócica e gripe, avalie as informações a seguir.
I – A gripe é uma doença de origem bacteriana que ataca as vias respiratórias. Por isso, provoca coriza, tosse e cansaço.
II – A meningite desencadeia dores de cabeças e vômito intensos, rigidez no pescoço, além de sintomas neurológicos, como surdez, perda
de consciência e, em alguns casos, paralisia.
III – O diagnóstico de meningite meningocócica e gripe pode ser feito com exames de sangue.
No caso da meningite bacteriana, o médico solicita ainda a coleta do líquor da medula espinhal.
IV – A gripe preocupa menos as autoridades públicas – pela gravidade, que é menor do que a da meningite, e pelo menor número de casos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
RESOLUÇÃO:
I) Falsa. A gripe é uma doença causada por vírus.
II) Verdadeira.
III) Verdadeira. A busca por anticorpos do tipo IgG e IgM para Influenza e, no caso da meningite, o aumento da quantidade de PCR no sangue é indicativo da infecção.
IV) Falsa. Embora a meningite meningocócia apresenta uma maior preocupação devido à maior gravidade da doença, com elevado risco de óbito, o número de casos de gripe é maior que o de meningite.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Resumo sobre meningite meningocócica
– Unifagoc 2019-2 – prova de biologia resolvida
Seja o primeiro a comentar