Resumo sobre meningite meningocócica

MENINGITE MENINGOCÓCICA

O que é meningite meningocócica?
Trata-se de uma doença bacteriana que provoca a inflamação das meninges, que são as membranas que revestem o sistema nervoso central.

Causador (agente etiológico): bactéria Neisseria meningitidis, bactérias Gram negativas com formato de cocos. De maneira geral, organizam-se em grupos de 2 bactérias (diplococos).

Neisseria meningitidis (http://www.msevans.com/cnsinfections/neisseria.html)

Contaminação: Ocorre por via aérea, através da inalação da bactéria em gotículas de saliva ou secreção nasal, eliminadas por uma pessoa contaminada.

Sintomas: 
Febre alta, rigidez do pescoço(a pessoa não consegue encostar o queixo no peito),  dor de cabeça intensa, vômitos.
A doença apresenta uma evolução muito rápida e, portanto, aos primeiros sinais, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de emergência. A taxa de mortalidade é muito alta em bebês (até 30%).
Pessoas com sintomas de meningite devem ser submetidas ao tratamento imediatamente, pois, o risco de sequelas no sistema nervoso aumenta com a demora do início da medicação, além claro, de um maior risco de óbito.

Profilaxia (prevenção):
– Vacinação.
– Evitar aglomerações, principalmente em ambientes pouco ventilados;
– Evitar contato com pessoas doentes (essas devem ser mantidas em hospitais e em condições de isolamento).

Tratamento:
Devido à gravidade da doença, o tratamento é feito com a administração de antibióticos específicos na veia. Analgésicos e antitérmicos são usados para aliviar os sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *