Resumo sobre curva de dissociação do oxigênio da hemoglobina

Trata-se de uma curva em forma de S, que representa a quantidade de oxigênio preso à hemoglobina em função da pressão parcial do oxigênio (pO2).

A afinidade da hemoglobina pelo gás oxigênio aumenta com o aumento da pressão parcial do O2. Por exemplo, nos alvéolos pulmonares, a pressão parcial do O2 é de 104 mmHg e, nessa pressão, a hemoglobina fica 98% saturada.

Já nos tecidos, onde a pressão parcial do O2 é da ordem de 40 mmHg, a saturação da hemoglobina é de 70%, o que significa que cerca de 28% do gás oxigênio é liberado da hemoglobina (para as células dos tecidos).

Em uma situação de atividade física mais intensa, devido ao grande consumo de O2 pelas células, a pressão parcial do oxigênio cai para cerca de 12 mmHg. Nesta situação, a saturação da hemoglobina cai para cerca de 8% (veja que quase todo oxigênio ligado à hemoglobina solta-se dela e vai para o tecido que está com consumo de O2 elevado).

Abaixo, a curva de dissociação do oxigênio na hemoglobina de um adulto, na hemoglobina fetal e na mioglobina (proteína presente nas fibras musculares, responsável pelo transporte de oxigênio para a respiração celular).

Observe que a mioglobina tem uma afinidade muito maior pelo O2 que a hemoglobina (mesmo em baixas pressões parciais, a saturação da mioglobina é muito alta). Isso favorece a difusão desse gás do sangue para o tecido muscular.

            O feto também apresenta uma hemoglobina ligeiramente diferente da hemoglobina do adulto, com maior afinidade pelo oxigênio. Assim, durante a gestação, o O2 difunde-se da hemoglobina materna para a fetal, garantindo a oxigenação do feto.

            O pH é outro fator que interfere na saturação da hemoglobina pelo oxigênio. Em pH mais baixo, como em situação de atividade física (o CO2 liberado na respiração celular reage com a água formando ácido carbônico, que reduz o pH do sangue de 7,4 para 7,2), a afinidade da hemoglobina pelo O2 é menor (o que favorece o “desligamento” do O2 da hemoglobina, que se difunde para os tecidos).

Veja o gráfico abaixo que mostra a saturação da hemoglobina (eixo das ordenadas) em função da pressão parcial do O2 (eixo das abscissas), para diferentes valores de pH.

Veja questão resolvida sobre curva de dissociação do oxigênio da hemoglobina, proposta pela UERJ.

0 comments… add one

Leave a Comment