PUC SP 2019 – prova de biologia resolvida

01) As plantas carnívoras também são fotossintetizantes, como as demais plantas. Entretanto, em virtude da pobreza de nutrientes do solo onde crescem, necessitam obter nitrogênio e fósforo a partir de suas presas, que podem ser protozoários, pequenos artrópodes e, dependendo da espécie, até mesmo pequenos vertebrados.
Sendo assim, é correto afirmar que esses nutrientes, obtidos a partir da captura de animais, serão úteis para a formação de biomoléculas tais como:
A) Monossacarídeos.
B) Polissacarídeos.
C) Lipídeos.
D) Ácidos nucleicos.

02) Amniotas são animais que se caracterizam por se desenvolverem a partir de ovos amnióticos.
Assinale a alternativa que apresente corretamente um animal amniota e uma membrana especializada encontrada nesses ovos.

03)

Aquaponia é o nome dado a um sistema de produção que combina aquicultura e hidroponia. Basicamente, consiste em um cultivo orgânico de vegetais, associado à criação de peixes. Após alimentados com ração, os peixes liberam dejetos, os quais são bombeados, imersos na água, para o ambiente de cultivo dos vegetais. Os dejetos são retidos pelas raízes e a água, então purificada, retorna por gravidade ao tanque de criação dos peixes, como ilustrado na figura acima.

A respeito do sistema aquapônico, é possível afirmar que:
A) Dispensa a atuação de organismos decompositores.
B) Pode ser instalado em ambiente sem iluminação alguma.
C) Os peixes atuam como consumidores primários.
D) A ração é fonte de nutrientes para vegetais e peixes.

04) O número de casos de doenças de Chagas, no Brasil, aumentou significativamente nos últimos anos, especialmente em estados da região Norte do país. Pesquisadores acreditam que o aumento no consumo de açaí fresco, nessa região, seja um dos responsáveis por esse crescimento. O armazenamento precário das frutas após a colheita, associado à falta de higiene das mesmas, tem favorecido a contaminação dos consumidores locais.
O armazenamento e higiene inadequados do açaí favorecem o aumento do número de doentes, possivelmente, porque:
A) Os vetores são atraídos pelas frutas armazenadas em condições precárias, defecam sobre elas e, com isso, o protozoário fica aderido à superfície do alimento.
B) O extrativista pode transferir ovos de platelmintos presentes em suas mãos para as frutas, durante a coleta, que se transformam em larvas contaminantes durante o armazenamento.
C) O armazenamento inadequado cria condições para o crescimento de fungos patogênicos, que seriam facilmente removidos na higienização das frutas.
D) Ratos contaminados por bactérias espiroquetas patogênicas têm fácil acesso às frutas armazenadas, e transferem tais bactérias às frutas ao urinarem sobre elas.

05) O Brasil é signatário do Acordo de Paris, aprovado por 195 países com o intuito de estabelecer um controle sobre os gases de efeito estufa e, com isso, evitar as consequências negativas de uma possível mudança climática global. Dentre as medidas a que o país se comprometeu a implementar, nesse contexto, está a restauração e o reflorestamento de 12 milhões de hectares de florestas.
Essa medida é condizente com os propósitos do referido acordo, pois:
A) A vegetação captura gás carbônico, em virtude do processo de fotossíntese.
B) As florestas são o pulmão do mundo, aumentando a taxa de oxigênio na atmosfera.
C) Os gases liberados pelas plantas ajudam a reparar a camada de ozônio ao redor do planeta.
D) A umidade liberada pela transpiração vegetal nas florestas estabiliza o clima global.

06) Analise atentamente a tira Armandinho, do ilustrador Alexandre Beck.

O novo ramo da árvore, que cresce lateralmente no tronco cortado, surgiu porque:
A) No caule existem pequenos espaços, as lenticelas, entre as células da periderme, os quais permitem a ocorrência de trocas gasosas e é por onde crescem novos ramos.
B) Houve o crescimento de tecidos a partir do periciclo do cilindro vascular, e a estrutura assim originada empurra para fora o córtex e a epiderme.
C) A gema lateral saiu do estado de dormência até então imposto pela auxina liberada pelas gemas apicais da planta, removidas com o corte da árvore.
D) Houve o crescimento secundário resultante da produção de novos tecidos, por parte do felogênio e do câmbio vascular.

07) Os imunologistas James P. Allison, dos Estados Unidos, e Tasuku Honjo, do Japão, foram laureados com o Prêmio Nobel de Medicina de 2018, graças aos seus estudos sobre as proteínas CTLA-4 e PD-1, que bloqueiam a ação de linfócitos T humanos sobre células cancerígenas. Ao desenvolverem inibidores da ação dessas proteínas, estabeleceram um modo eficiente de combate a certos tumores.
Assim sendo, pode-se concluir que os inibidores desenvolvidos por estes cientistas:
A) Evitam diretamente a migração das células cancerígenas para outras partes do corpo via corrente sanguínea.
B) Facilitam a ação direta do sistema imunológico sobre o crescimento tumoral, já que as células cancerígenas passam a ser eliminadas.
C) Estimulam a formação de coágulos nas imediações do tumor, o que impede seu crescimento e metástase.
D) Dificultam a distribuição de oxigênio e nutrientes, presentes no sangue do paciente, para as células cancerígenas.

08)

O gráfico ao lado mostra a variação na concentração do oxigênio atmosférico ao longo do tempo geológico.
De acordo com os dados fornecidos pelo gráfico, é possível concluir que a associação endossimbionte que levou à origem de mitocôndrias, em células eucariontes, ocorreu há aproximadamente:
A) 4 bilhões anos.
B) 3 bilhões de anos.
C) 2 bilhões de anos.
D) 500 mil anos.

09) Leia com atenção o texto a seguir.
A síndrome de Down se caracteriza pelo funcionamento intelectual inferior à média, que se manifesta antes dos 18 anos. Além do déficit cognitivo e da dificuldade de comunicação, a pessoa com Síndrome de Down apresenta redução do tônus muscular, cientificamente chamada de hipotonia. Também são comuns problemas na coluna, na tireoide, nos olhos e no aparelho digestório. Muitas vezes, a criança nasce com anomalias cardíacas, solucionáveis com cirurgias. O diagnóstico preciso requer a análise do cariótipo.
Fonte <https://novaescola.org.br/conteudo/280/o-que-e-sindrome-de-down> (modificado).

Dentre as opções de cariótipo a seguir, assinale aquela que contribui para o diagnóstico preciso, mencionado no texto:
RESOLUÇÃO:
01) Os minerais nitrogênio e fósforo são integrantes de importantes biomoléculas como, por exemplo, os ácidos nucleicos, constituídos por unidades chamadas nucleotídeos ( cada nucleotídeo é formado por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada).
Resp.: D

02) Os sapos não possuem alantoide; o saco vitelínico não é uma membrana especializada; o córion, em répteis e aves, funde-se ao alantoide e participa do mecanismo de trocas gasosas entre embrião e meio.
Resp.: C

03) Como aparece no enunciado, os dejetos eliminados pelos peixes são absorvidos pelas raízes das plantas.
Resp.: D

04)  As condições inadequadas de armazenamento do açaí podem favorecer a instalação do barbeiro que, ao defecar, pode liberar o protozoário (agente etiológico da doença de Chagas) em suas fezes. A pessoa se contamina ao ingerir o açaí contaminado com o protozoário.
Resp.: A

05) Durante o processo fotossintético, as plantas retiram CO2 da atmosfera (sequestro de carbono), um dos gases envolvidos com o aquecimento global.
Resp.: A

06) A gema apical produz grandes quantidades de auxinas, que inibem o desenvolvimento das gemas laterais (fenômeno conhecido como dominância apical). Ao remover a gema apical (corte da árvore), as gemas laterais saíram do estado de dormência e se desenvolveram.
Resp.: C

07) Os inibidores desenvolvidos permitem a ação dos linfócitos T sobre células tumorais. Dessa forma, ocorrerá ação direta do sistema imunológico sobre as células doentes, proporcionando a eliminação do tumor.
Resp.: B

08) As mitocôndrias são as usinas produtoras de energia da célula. No interior dessas organelas ocorre a respiração aeróbia, um processo de obtenção de energia que depende da presença do gás O2 . Dessa forma, o surgimento das mitocôndrias deve ter ocorrido por volta de 2 bilhões atrás, quando o teor de gás O2 na atmosfera já era bastante alto, suficiente para atender às exigências celulares.
Resp.: C

09) A síndrome de Down é decorrente de uma trissomia no par 21 (três cromossomos 21), o que está evidenciado na figura representada pela opção A.
Resp.: A

Veja também:
Prova do vestibular 2016 da UEMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *