UEMG 2016 – prova de biologia comentada

UEMG 2016 COMENTADA

01) (…)”A patroa de Natalina passou a viajar sozinha. O patrão ficava no quarto dele, de noite levantava e ia buscar Natalina no quarto da empregada. Não falavam nada, naqueles encontros de prazer comedido. (…) Um dia as regras de Natalina não desceram. A patroa aflita pediu a urina, fizeram o exame: positivo. Os três estavam grávidos. O pai sorriu, voltou a viajar sempre. A patroa ficava o tempo todo com ela. Contratou outra empregada. Levava Natalina ao médico, cuidava de sua alimentação e de distraí-la também.” (…).

EVARISTO, 2014, pp. 47- 48. Fragmentos.

O exame de gravidez dá resultado positivo quando detecta, na urina da mulher, a presença do hormônio
A) estrógeno.
B) progesterona.
C) gonadotrofina coriônica (HCG).
D) luteinizante (LH).

02) Crianças e adultos, geneticamente predispostos, ao ingerirem glúten (mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma de sementes de gramíneas) iniciam a produção de anticorpos que atacam o próprio epitélio intestinal. Esse ataque resulta na perda das microvilosidades intestinais que desencadeia um conjunto de sinais e sintomas conhecidos como Doença Celíaca.
A figura abaixo demonstra o epitélio de indivíduos normais e as alterações que ocorrem em indivíduos portadores de Doença Celíaca.
Os portadores de Doença Celíaca ficam predispostos a desenvolverem
A) hemofilia por deficiência na produção de fatores de coagulação.
B) infecções respiratórias por deficiência no movimento ciliar da traqueia.
C) infertilidade devido à falta de mobilidade do flagelo do espermatozoide.
D) anemia por deficiência na absorção de ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

03) Ana Júlia está super preocupada porque ouviu dizer que, sendo ela Rh (negativo) e seu namorado Emílio Rh+ (positivo), não poderiam se casar e nem ter filhos, porque, senão, todos eles nasceriam com a doença hemolítica eritroblastose fetal, que os mataria logo após o nascimento.
Do ponto de vista biológico, o melhor aconselhamento que poderia ser dado a Ana Júlia seria:
A) Não se preocupe porque a informação está totalmente incorreta. Risco de nascer bebês com a doença hemolítica eritroblastose fetal só existiria se vocês dois fossem Rh (negativo).
B) Realmente, o que você ouviu dizer está correto e vocês não podem ter filhos, porque todos eles apresentariam a doença hemolítica eritroblastose fetal e morreriam, durante a gestação, ou logo após o parto.
C) Não se preocupe porque a informação está completamente errada. O risco de nascer criança com a doença hemolítica eritroblastose fetal não está relacionado com o fator Rh, mas com o fator ABO, podendo ocorrer quando o pai for do grupo AB e a mãe do grupo O.
D) Realmente, essa situação favorece a ocorrência de eritroblastose fetal em bebês que sejam Rh+ (positivo). Porém vocês podem perfeitamente se casarem e terem filhos, desde que seja feito um pré-natal adequado, com acompanhamento médico, que deverá tomar todas as medidas de profilaxia ou tratamento, se for necessário.

04) No deserto do Arizona nos Estados Unidos algumas espécies de formigas e roedores granívoros (animais que se alimentam de sementes) vivem juntas. Para entender melhor a relação entre elas, os ecólogos realizaram três procedimentos:
1- Removeram as formigas. Como consequência a densidade de roedores aumentou levemente, mas a densidade de sementes não variou.
2- Removeram os roedores. Como consequência a densidade de formigas quase dobrou, mas, novamente, a densidade de sementes não variou.
3- Removeram tanto formigas quanto roedores. Como consequência a densidade de sementes aumentou cinco vezes em relação aos valores anteriores.
Uma hipótese plausível que poderia indicar o objetivo dos ecólogos ao realizarem tais procedimentos seria a suposição de que as formigas e os roedores, quando juntos, podem estabelecer uma relação de
A) competição pelas mesmas sementes.
B) predatismo em que roedores comem formigas.
C) comensalismo que desfavorece somente as formigas.
D) mutualismo que favorece principalmente os roedores.

05) A classificação dos seres vivos se baseia em uma série de características anatômicas, morfológicas, fisiológicas, bioquímicas, evolutivas, etc. Analise esse cladograma que mostra as principais aquisições evolutivas na classificação das plantas.

O critério presença de sementes estaria indicado corretamente pelo número:
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

06) Leptospirose e Dengue são doenças que podem ser fatais. A informação sobre as formas de transmissão auxilia a população a tomar importantes medidas de prevenção.

Disponível em: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?template=1933.dwt&idProjeto=208&testeira=1928. Acesso em: 28/9/2015.

Uma medida profilática que pode impedir a expansão de ambas as doenças é:
A) Realizar a vacinação periódica da população.
B) Evitar o acúmulo de água de chuva.
C) Controlar a população de insetos vetores.
D) Evitar o contato com água contaminada.

RESOLUÇÃO:
01) O hormônio usado para detecção da gravidez é a gonadotrofina coriônica, produzida pelo trofoblasto e que mantém o corpo lúteo funcional (produzindo progesterona), até que a própria placenta passe a produzir a progesterona.
Resp.: C

02) Com a redução das vilosidades intestinais ocorre uma menor absorção de nutrientes, devido à redução da área destinada à absorção.
Resp.: D

03) A eritroblastose fetal (ou doença hemolítica do recém-nascido) ocorre quando a mãe é Rh, o pai é Rh+ e a criança é Rh+ (normalmente, a partir da 2ª gestação Rh+). Contudo, o problema é facilmente prevenido aplicando-se à mãe, após o nascimento de um bebê Rh+, um soro contendo anticorpos anti-Rh para neutralizar as hemácias fetais (Rh+) recebidas durante o parto evitando, assim, que o sistema imunológico da mãe seja ativado e produza tais anticorpos.
Resp.: D

04) Entre as formigas e os roedores há uma competição pelas mesmas sementes. Ao retirar um deles, a população da espécie aumenta e, consequentemente, o consumo de sementes pela espécie remanescente também; por isso, mesmo removendo uma das espécies, a densidade de sementes não aumenta.
Resp.: A

05) As sementes estão presentes no grupo das gimnospermas e das angiospermas. Portanto, tal novidade surgiu onde está indicado pelo número 3.
Resp.: C

06) A leptospirose é uma doença bacteriana, cujo agente etiológico é eliminado na urina de certos roedores como o rato. A contaminação ocorre através do contato direto da pele com a água contaminada com a bactéria.
Já a dengue é uma virose transmitida ao homem pela picada do mosquito Aedes aegypti. Não há vacina para ambas.
Resp.: B

Veja também:
UEMG 2017 resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *