UERJ 2025 – Resolução das questões de biologia do 1º exame de qualificação
01) O hormônio cortisol, liberado pelas glândulas suprarrenais, atua em processos fisiológicos associados às situações de estresse, como as vivenciadas pelos animais selvagens mencionados no texto (na prova foi colocado o texto “Mais temidos que leões”, de Reinaldo José Lopes). Para liberação desse hormônio, são necessários estímulos de outras glândulas.
Uma dessas glândulas é:
A) timo
B) pineal
C) tireoide
D) pituitária
02) A creatina é uma molécula orgânica que age no tecido muscular, favorecendo o desempenho de atividades físicas.
Essa ação da creatina no músculo decorre da disponibilidade de:
A) lactato
B) fosfato
C) mioglobina
D) hemoglobina
03) A atividade humana provoca diversos impactos ambientais, dentre eles a redução da camada de ozônio, associada à extinção de várias espécies de anfíbios.
A característica de todos os anfíbios adultos que os torna particularmente sensíveis a essa alteração atmosférica é:
A) circulação dupla
B) digestão simples
C) respiração cutânea
D) excreção ureotélica
04) Segundo pesquisas recentes, algumas células da epiderme de larvas de peixes-zebra são capazes de se dividir rapidamente sem que haja duplicação do material genético. Essa ausência de duplicação resulta na redução do genoma de várias células novas e é explicada por uma modificação em uma das fases do ciclo celular.
Essa fase é denominada:
A) metáfase
B) intérfase
C) anáfase
D) prófase
05) O Citrus x latifolia, fruto popularmente conhecido como limão-taiti, é uma espécie triploide que, na maior parte dos casos, não possui sementes. Trata-se de um híbrido natural, oriundo do cruzamento de duas espécies distintas.
A ausência de sementes no limão-taiti é explicada, principalmente, por dificuldades na realização do seguinte processo:
A) reprodução assexuada por brotamento
B) desenvolvimento hipertrófico do ovário
C) formação acelerada do endosperma diploide
D) pareamento adequado de cromossomos homólogos
RESOLUÇÃO – BIOLOGIA – UERJ 2025
01) A liberação de cortisol, pelo córtex das adrenais, é regulada pelo eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). O processo começa quando o hipotálamo secreta o hormônio liberador de corticotrofina (CRH), que estimula a glândula pituitária (também conhecida como hipófise) a liberar o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). O ACTH, por sua vez, estimula as glândulas suprarrenais a liberar cortisol.
Resp.: D
02)A creatina desempenha um papel crucial no fornecimento rápido de energia para os músculos durante atividades físicas intensas. Sua ação se deve principalmente à sua capacidade de formar creatina fosfato, que atua como uma reserva de fosfato de alta energia. Quando os músculos precisam de energia rapidamente, a creatina fosfato doa um grupo fosfato para o ADP (adenosina difosfato) para formar ATP (adenosina trifosfato), que é a principal fonte de energia celular.
Resp.: B
03) Os anfíbios são animais que apresentam a respiração cutânea e, para isso, dispõem de uma pele muito fina. Com a redução da camada de ozônio, há uma maior incidência da radiação ultravioleta sobre a pele, o que pode danificar a pele dos anfíbios, comprometendo a respiração.
Resp.: C
04) A duplicação do DNA ocorre durante a fase S da intérfase que, no caso das larvas dos peixes-zebra, é inexistente.
Resp.: B
05) Como o limão taiti é triploide, isso significa que cada célula possui 3 cromossomos de cada tipo (ou 3 genomas). Assim, na meiose, processo de divisão celular em que ocorre o pareamento dos homólogos (em condições normais, o indivíduo possui homólogos aos pares) e posterior separação destes homólogos, no caso de uma célula triploide não ocorre o pareamento adequado, o que leva à formação de gametas inviáveis.
Resp.: D
Seja o primeiro a comentar