UERJ 2025 cobra questão sobre triploidia em limão taiti. Confira resolução.

Resolução da questão sobre limão taiti, da UERJ 2025

(UERJ/2025) O Citrus x latifolia, fruto popularmente conhecido como limão-taiti, é uma espécie triploide que, na maior parte dos casos, não possui sementes. Trata-se de um híbrido natural, oriundo do cruzamento de duas espécies distintas.

A ausência de sementes no limão-taiti é explicada, principalmente, por dificuldades na realização do seguinte processo:

A) reprodução assexuada por brotamento
B) desenvolvimento hipertrófico do ovário
C) formação acelerada do endosperma diploide
D) pareamento adequado de cromossomos homólogos.

RESOLUÇÃO:
A ausência de sementes no limão-taiti, que é uma espécie triploide, está relacionada principalmente com dificuldades na formação de sementes viáveis. Esse fenômeno ocorre devido a problemas no processo de meiose, especificamente durante o pareamento dos cromossomos homólogos. Como o limão-taiti é triploide, ele possui três conjuntos de cromossomos, o que impede o pareamento adequado dos cromossomos durante a meiose. Isso resulta na produção de gametas inviáveis ou na incapacidade de formar sementes viáveis.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre milho híbrido, da UFG

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*