Unicamp 2018 comentada

01) Os eixos do gráfico a seguir representam duas variáveis, uma delas não identificada no gráfico. Uma curva representa animais endotérmicos e a outra, animais ectotérmicos.

A curva que corretamente se aplica ao ser humano é
A) a curva A, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura externa e o eixo vertical, o consumo de O2.
B) a curva A, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura interna e o eixo vertical, o consumo de O2.
C) a curva B, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura externa e o eixo vertical, a liberação de CO2.
D) a curva B, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura interna e o eixo vertical, a liberação de CO2.

02) Os anfíbios constituem um dos grupos de animais com maior número de espécies ameaçadas de extinção. Entre outras razões, isso ocorre porque eles são suscetíveis à contaminação por substâncias nocivas e à infecção por fungos. Os anfíbios apresentam tal suscetibilidade porque têm
A) hábitos aquáticos, que os tornam suscetíveis a predadores.
B) pulmões bem desenvolvidos, que acumulam impurezas e fungos.
C) sangue frio, que diminui a atividade de enzimas hepáticas.
D) pele úmida e permeável, que possibilita a respiração cutânea.

03) Em alguns casos, as organelas celulares podem transformar-se e perder a funcionalidade, como acontece com os cloroplastos. Em plantas com alta atividade de fotossíntese, mas com crescimento paralisado e sem drenos ativos (como flores e frutos), os cloroplastos podem dar origem a
A) protoplastos ― células vegetais desprovidas de parede celular.
B) amiloplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de amido.
C) proplastos ― organelas imaturas que dão origem a cloroplastos.
D) cromoplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de pigmentos.

04) Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou novas diretrizes para o tratamento de três doenças sexualmente transmissíveis: sífilis, gonorreia e clamidíase. As três doenças citadas são causadas por
A) microrganismos (bactérias ou vírus), que passaram dos macacos para o ser humano há muitos anos, levando ao surgimento de epidemias e pandemias.
B) bactérias, que podem se tornar resistentes a antibióticos, se utilizados em excesso ou de forma inapropriada, dificultando o tratamento.
C) bactérias, que podem ser tratadas e eliminadas pelo uso diligente de preservativos (masculinos ou femininos) durante as relações sexuais.
D) protozoários, que podem ser tratados e eliminados pelo uso diligente de preservativos (masculinos ou femininos) durante as relações sexuais.

05) Fósseis do organismo Spriggina (em vista dorsal na figura a seguir), que viveu há 550 milhões de anos, foram descobertos nas montanhas de Ediacara, na Austrália. Tais fósseis estão entre os mais antigos vestígios de seres multicelulares já encontrados.

Esse animal primitivo, cuja classificação desafia os pesquisadores, possui algumas características ainda encontradas na maioria dos animais existentes hoje. Esse animal apresenta
A) simetria bilateral, com eixo ântero-posterior bem definido, características não encontradas em cnidários, poríferos e equinodermos.
B) simetria radial, com eixo dorsoventral bem definido, características não encontradas em cnidários, moluscos e equinodermos.
C) simetria dorsoventral, com eixo ântero-posterior bem definido, características não encontradas em cordados, poríferos e cnidários.
D) simetria pentarradial, com eixo dorsoventral bem definido, características não encontradas em cnidários, cordados e equinodermos.

06) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.
(i) ____________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(ii) _____________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(iii) _____________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(iv) _____________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.
A) (i) Código genético; (ii) Alelo; (iii) Homozigoto; (iv) Gene.
B) (i) Genoma; (ii) Gene; (iii) Genótipo; (iv) Código genético.
C) (i) Código genético; (ii) DNA; (iii) Genótipo; (iv) tRNA.
D) (i) Genoma; (ii) Código genético; (iii) Homozigoto; (iv) tRNA.

07) Para um determinado caráter, fenótipo é o conjunto de características que o organismo exibe como fruto de seu genótipo. No entanto, no molusco hermafrodita Lymnaea peregra, ocorre algo diferente. Neste animal, há dois tipos de fenótipo da concha (ver figura a seguir), que não são determinados pelo genótipo do próprio indivíduo. A prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental com genótipos AA ou Aa tem conchas dextrógiras; já a prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental aa tem conchas levógiras.

Se óvulos de um molusco Aa forem fertilizados por espermatozoides de um molusco aa, as probabilidades de ocorrência de indivíduos Aa dextrógiros, Aa levógiros, aa dextrógiros e aa levógiros na prole resultante são, respectivamente,
A) ¼, ¼, ¼ e ¼.
B) ½, 0, 0 e ½.
C) ½, 0, ½ e 0.
D) 1, 0, 0 e 0.

08) O mapa a seguir mostra duas áreas oceânicas, A e B.

Um estudo mostrou que na localidade A são encontradas sete (7) espécies de camarões-pistola. Na localidade B são encontradas outras sete (7) espécies, sendo que cada espécie do local A tem uma espécie-irmã correspondente no local B (espécies-irmãs são espécies originadas de um mesmo ancestral comum recente). É correto afirmar que
A) o canal do Panamá permitiu que camarões-pistola migrassem de A para B, adaptando-se ao novo ambiente, diferenciando-se e originando novas espécies semelhantes às do lado A.
B) vulcões expeliram substâncias mutagênicas durante o Terciário, o que aumentou a variabilidade genética dos camarão-pistola, originando espécies-irmãs nas áreas oceânicas A e B.
C) o istmo do Panamá interpôs uma barreira geográfica, formando dois grupos isolados para cada espécie ancestral, que puderam então se diferenciar, originando espécies-irmãs nos oceanos A e B.
D) o impacto de um asteroide no final do Cretáceo levou a uma extinção em massa, fornecendo as condições para a radiação adaptativa dos camarões-pistola, com consequente formação de espécies-irmãs.

09) Altas concentrações de metais pesados foram encontradas nas águas de inúmeras bacias hidrográficas brasileiras. Esses poluentes podem rapidamente se acumular em seres vivos. Por exemplo, peixes podem absorver metais pesados da água e pela ingestão de alimentos, retendo-os em seu tecido muscular.
(Adaptado de Daniel P. de Lima e outros, Contaminação por metais pesados em peixes e água da bacia do rio Cassiporé, Estado do Amapá, Brasil. Acta Amazonica, Manaus, 45, pp. 405-414, 2015.

Assinale a alternativa correta.
A) Metais pesados, como o urânio, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros longevos ou do meio da teia alimentar, como tartarugas marinhas e peixes de fundo de rio.
B) Metais pesados, como o mercúrio, são encontrados em maiores concentrações em carnívoros do meio da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.
C) Metais pesados, como o ferro, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros e carnívoros do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.
D) Metais pesados, como o chumbo, são encontrados em maiores concentrações em predadores longevos ou do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.

10) Algumas plantas de ambientes áridos apresentam o chamado “metabolismo ácido das crassuláceas”, em que há captação do CO2 atmosférico durante a noite, quando os estômatos estão abertos. Como resultado, as plantas produzem ácidos orgânicos, que posteriormente fornecem substrato para a principal enzima fotossintética durante o período diurno. É correto afirmar que essas plantas
A) respiram e fotossintetizam apenas durante o período diurno.
B) respiram e fotossintetizam apenas durante o período noturno.
C) respiram o dia todo e fotossintetizam apenas durante o período diurno.
D) respiram e fotossintetizam o dia todo.

RESOLUÇÃO:
01) O ser humano é um animal endotérmico, isto é, sua temperatura corporal é mantida por mecanismos internos. Dessa forma, quando a temperatura do ambiente for baixa, a taxa metabólica do ser humano aumenta, com consequente aumento do consumo de O2, para maior produção de calor e manutenção da temperatura.
Resp.: A

02) O fato de apresentarem a pele úmida e permeável, facilita a infecção por fungos e a contaminação por substâncias nocivas ao animal, o que aumenta o risco de extinção das espécies.
Resp.: D

03) Em flores e frutos é comum a transformação dos cloroplastos em cromoplastos, que armazenam pigmentos diversos. No caso das flores, esses pigmentos auxiliam na atração de polinizadores e, no caso de frutos, a alteração de cor atrai animais que auxiliam na dispersão da espécie.
Resp.: D

04) As três doenças são causadas por bactérias e o tratamento é feito com a administração de antibióticos. Contudo, o uso inapropriado desses medicamentos pode promover a seleção de linhagens resistentes (as bactérias não se tornam resistentes com o uso contínuo dos antibióticos).
Resp.: B

05) O fóssil apresenta uma simetria bilateral com eixo ântero-posterior bem definido, podendo se distinguir com facilidade a região cefálica e a região caudal. Essa característica não está presente em poríferos, cnidários e equinodermos.
Resp.: A

06) O conjunto de todas as informações genéticas de um indivíduo é o seu genoma.
Um trecho do material genético que contém a informação para a fabricação de certo produto é um gene.
A constituição dos alelos que um indivíduo possui em determinado locus é o genótipo.
A correspondência entre códons e os aminoácidos por eles codificados é o código genético.
Resp.: B

07) No enunciado há a informação de que os óvulos são provenientes de um animal de genótipo Aa; dessa forma, não haverá formação de concha levógira.

50% da prole terá genótipo Aa (e concha dextrogira) e 50% da prole terá genótipo aa (e concha dextrogira).
Resp.: C

08) Como são encontradas espécies-irmãs nos ambientes A e B, pode-se considerar que houve um isolamento geográfico (no caso, pelo istmo do canal do Panamá), com posterior isolamento reprodutivo.
Resp.: C

09) Os metais pesados são encontrados em maior concentração nos tecidos dos animais que ocupam o topo das cadeias alimentares. O processo de acumulação de metais pesados (e outros produtos) ao longo da cadeia alimentar recebe o nome de biomagnificação.
Resp.: D

10) Nas plantas citadas no enunciado, ocorre captação de CO2 durante a noite, com a consequente produção de ácidos orgânicos que, durante o dia, serão usados na síntese de carboidratos.
Dessa forma, tais plantas fotossintetizam durante o dia e respiram durante o dia e  a noite.
Resp.: C

Veja ainda:
Unicamp 2017 resolvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *