Questão discursiva comentada sobre transporte pela membrana, da UERJ

(UERJ) Foram utilizadas células animais cultivadas, suspensas em meio de cultura adequado, para o estudo dos mecanismos de transporte de uma substância orgânica X e do íon sódio.
Observe os resultados apresentados no gráfico abaixo:

-os pontos P1 e P3 representam as concentrações de X e de sódio, respectivamente, logo após a suspensão das células;

-o ponto P2 define as concentrações de X após algum tempo de incubação das células;

-as coordenadas do ponto P3 definem os quadrantes A, B, C e D.

A) Considerando as alterações das concentrações da substância X após o período de incubação, cite o tipo de transporte ocorrido através da membrana da célula e caracterize-o.

B) Identifique o quadrante para o qual deveria deslocar-se o ponto P3 , após o período de incubação. Justifique sua resposta.

RESOLUÇÃO:
A) Transporte ativo. Inicialmente, a concentração da substância no meio intracelular era de 40mM e, após um tempo de incubação, era de aproximadamente 75mM, enquanto a concentração de X no meio extracelular era de 60 mM e passou para cerca de 25 mM. Assim, houve um transporte contra um gradiente de concentração, o que caracteriza o transporte ativo.
Outra opção de justificativa:
Após o período de incubação, as concentrações de X no meio intracelular e no meio extracelular ficaram diferentes, o que caracteriza o transporte ativo (mantém uma diferença de concentração entre dois meios).

B) Quadrante A. O íon sódio é mantido em alta concentração no meio extracelular e em baixa concentração no meio intracelular, o que é conseguido graças ao transporte ativo (bomba de sódio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.